Ponta de gôndola: como utilizar de maneira estratégica

Muito do sucesso de vendas em um supermercado está relacionado à boa organização dos produtos e ao aproveitamento estratégico das oportunidades de chamar a atenção para itens específicos.

Nesse quesito, a ponta de gôndola é uma área valiosa! Por ser a extremidade da prateleira que fica mais próxima ao corredor e, por isso, facilmente visível por grande parte dos clientes em trânsito, os produtos ali expostos ficam em destaque. 

Confira nossas 5 dicas de como acertar na montagem dela e aumentar suas vendas. 

1. Exponha itens em promoção

A ponta de gôndola é uma área perfeita para destacar promoções e descontos. Os clientes do supermercado estão sempre procurando por ofertas especiais, portanto, aproveite a oportunidade para destacar seus produtos em promoção ou com desconto. Certifique-se de que as informações estejam claramente visíveis, para facilitar a compreensão dos consumidores.

2. Destaque produtos novos ou sazonais

Esse espaço é perfeito para chamar a atenção para produtos específicos, então faz muito sentido utilizá-lo com o objetivo de apresentar itens novos que, por não serem de conhecimento do público geral, dificilmente serão procurados em meio às prateleiras.

Os produtos sazonais, ou seja, aqueles que são vendidos apenas em determinada época do ano, também podem ser destacados ali, para que os clientes saibam que esses itens estão disponíveis. A sazonalidade, inclusive, é uma ótima oportunidade para usar a ponta de gôndola de maneira estratégica. 

Durante os feriados ou datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães ou Páscoa, você pode destacar produtos sazonais que sejam relevantes para a ocasião. Além disso, você também pode usar essas prateleiras especiais para destacar itens que são populares em determinadas épocas do ano, como sopas no inverno.

3. Troque os produtos regularmente

Para que a ponta de gôndola continue tendo um efeito de destaque, os itens ali expostos devem ser trocados com certa frequência — caso contrário, ela deixará de despertar interesse nos clientes regulares. 

4. Use esse espaço para direcionar o fluxo

Esse espaço de destaque também pode ser usado para direcionar o fluxo de tráfego dentro da loja. Ao posicionar os produtos ali de maneira estratégica, você acaba incentivando os clientes a seguir por determinados corredores ou a explorar áreas da loja que eles normalmente não visitariam. Isso ajuda a aumentar a exposição de produtos que eles, de outra forma, não veriam.

5. Exiba produtos sem giro

Produtos que andam parados no estoque também podem ter seu lugar ao sol! Utilize a ponta de gôndola para dar uma movimentada no que anda um pouco esquecido pelos consumidores, já que o destaque costuma estimular a compra. 

Quer conferir mais dicas de como mexer na organização e no visual da sua loja para aumentar as vendas? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre o que é planograma de supermercado e qual é a sua importância

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Com as tags:
Compartilhe:
Você poderá gostar também: