Em uma loja física que trabalha com produtos à pronta-entrega, o fluxo que acontece no momento de uma compra é rápido e simples: após fazer o pagamento, o cliente sai da loja com seus itens e pronto.
Já no caso de um e-commerce, é importante que haja uma estrutura bastante complexa e organizada para que os produtos sejam retirados do estoque, tenham sua integridade verificada e sejam transportados em segurança para o comprador dentro do prazo prometido. Esse processo é chamado de expedição logística.
Leia este artigo para entender como ele funciona e, também, como o varejista pode tornar esse departamento mais organizado e evitar problemas.
Como funciona o processo de expedição logística?
O setor de expedição, que faz parte da gestão logística de uma loja, é responsável por planejar, organizar, gerenciar e executar todas as atividades relacionadas ao armazenamento, à distribuição e ao transporte de mercadorias. Para isso, ele deve seguir uma série de etapas:
- recebimento do pedido;
- separação dos produtos no estoque;
- embalagem;
- preparação para o transporte;
- organização da roteirização de entregas;
- transporte;
- entrega.
Para entender se tudo está funcionando como deveria, também é importante que haja um bom relacionamento pós-venda, que visa receber as considerações sobre a percepção do cliente desse processo, entender se os produtos estão chegando como e quando deveriam e se o cliente ficou satisfeito.
Dicas de como melhorar os processos de expedição logística no varejo
É importante ter em mente que o objetivo da expedição logística não é apenas garantir que os produtos sejam entregues intactos ao cliente, dentro do prazo prometido. É, também, buscar estratégias para reduzir os custos relacionados a essas operações e aumentar cada vez mais a velocidade e a qualidade da entrega para contribuir com a satisfação dos consumidores.
Por isso, a melhoria contínua é fundamental. Confira dicas de como otimizar esses processos e aprimorar seus resultados:
Escolha bem seus fornecedores de transporte e faça negociações
Certifique-se de trabalhar com fornecedores de transporte confiáveis e experientes, que ofereçam um serviço de qualidade e que cumpram prazos de entrega. Negocie constantemente os valores, também, para garantir que sua expedição seja eficiente e econômica.
Invista em embalagens adequadas
Não abra mão de embalagens resistentes e adequadas para os diferentes tipos de produtos e modalidades de transporte. Isso ajuda a proteger os itens, reduzir a possibilidade de avarias durante o translado e, consequentemente, a insatisfação dos clientes e o custo de reposição do produto.
Automatize os processos
Conte com a tecnologia a favor do seu negócio e utilize sistemas de gestão de estoque e de rastreamento de produtos para facilitar o controle e a movimentação dos produtos no armazém e durante o transporte. Isso ajuda a reduzir erros e a aumentar a eficiência.
Quer saber mais sobre o assunto? Então leia também o nosso artigo sobre as vantagens de um sistema para controle de estoque e vendas no varejo.