Você já parou para pensar em como atrair e fidelizar consumidores da geração Z no seu negócio?
Composta por pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, a geração Z representa uma parcela significativa da população global e, consequentemente, do poder de compra atual.
Esses jovens, que cresceram em um mundo cada vez mais digital, carregam consigo características únicas e expectativas elevadas em relação às suas experiências de consumo. Compreender as demandas dessa geração é fundamental para qualquer negócio com a pretensão de se manter relevante e competitivo nos próximos anos.
A geração Z valoriza questões como autenticidade, sustentabilidade, diversidade e sustentabilidade, com muito mais profundidade que as gerações anteriores. No geral, podemos afirmar que são consumidores informados e exigentes, que estão sempre em busca de experiências personalizadas e que reflitam seus valores.
Uma geração com tantas características diversas impõe ao mercado uma mudança significativa para que possa atendê-la. Por isso, no artigo de hoje, faremos um breve mergulho no universo da geração Z, trazendo uma abordagem sobre esse público e apresentando estratégias para que você possa fidelizá-los em seu negócio.
Continue acompanhando e boa leitura!
Sumário
- Compreendendo melhor a geração Z
- Estratégias para engajar e fidelizar a geração Z
- Uma geração que pode garantir o futuro do seu negócio
Compreendendo melhor a geração Z
Definição da geração Z
Como dito logo no início, a geração Z abrange os indivíduos nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010. Segundo o Beresford Research, instituto de pesquisa em marketing e consultoria estratégica, o período temporal exato dessa geração se dá entre 1997 e 2012. Logo, estamos falando da primeira geração nascida em um mundo 100% digital.
Os jovens da geração Z não conheceram um mundo sem internet e tiveram contato com smartphones e redes sociais desde muito cedo. Diferentemente das gerações anteriores, como os Millennials (1981-1996), Gen X (1965-1980) ou Baby Boomers (1946-1964), eles não precisaram passar pela transição analógico-digital, possuindo, então, habilidades tecnológicas avançadas e uma afinidade natural por plataformas digitais.
Observação: é importante destacar que há vários estudos destinados a identificar os períodos exatos das gerações citadas acima — e eles costumam variar um pouco. Por isso, o mais adequado é afirmar que eles, de fato, nasceram entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010.
Principais características
Com boa parte dos seus membros já em idade adulta, hoje já é possível observar algumas características da geração Z, relevantes para nossa análise. Entre elas, destacamos a preocupação profunda com questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e inclusão.
Cada vez mais engajados nessas frentes, os jovens esperam que as empresas com as quais interagem por meio do consumo sejam compatíveis com esses valores. Além disso, eles demonstram uma certa descrença quando são impactados pela publicidade “tradicional”, optando por conteúdos autênticos e transparentes.
Comportamentos de consumo e expectativas
Além do “match” com as empresas por meio dos valores, o jovem da geração Z possui expectativas altas em relação ao seu consumo. Buscando sempre uma experiência personalizada, eles costumam se mostrar dispostos a compartilhar seus dados pessoais em troca de mais conveniência e ofertas relevantes.
Isso, quando aliado à valorização de questões sociais e ambientais, amplia o senso de pertencimento e possibilita a fidelização desse público.
Em resumo, podemos dizer que o consumidor da geração Z busca ressignificar suas ações de compra de modo que elas tenham um sentido maior. Mais do que simplesmente consumir, eles precisam sentir que a compra faz sentido e está alinhada com os seus valores pessoais, desde a escolha do produto até o local da compra.
Sendo assim, como criar estratégias para atraí-los até o seu negócio? E, uma vez que eles foram atraídos, como garantir que eles continuarão comprando em seu estabelecimento? É isso que veremos a seguir.
Leia também: 5 dicas para captar clientes em sua filial
Estratégias para engajar e fidelizar a geração Z
Seja autêntico e transparente
Para conquistar a geração Z, a autenticidade da sua marca é uma das primeiras coisas que devem ser pensadas (ou repensadas, se for o caso). Eles costumam valorizar empreendimentos que se destacam pela transparência em suas práticas e estabelecem uma relação honesta com o público.
Empresas que se apresentam de forma autêntica e expõem seus valores de forma clara e sincera ganham a confiança desses jovens consumidores. Essa transparência deve estar evidente em vários processos, desde as condições de trabalho dos seus colaboradores até o impacto ambiental gerado por sua operação.
Ganhe presença digital
Presença digital é fundamental. Uma pesquisa realizada pela Globo apontou que a geração Z é a parcela da população brasileira que passa mais tempo conectada. De acordo com o levantamento, cerca de 49% dessa geração passa de 04 a 12 horas por dia nas redes sociais, utilizando plataformas como Instagram, TikTok e YouTube para se conectar, consumir conteúdo e descobrir novas marcas.
Logo, para atrair esse público é essencial estar no mesmo espaço que eles, criando conteúdos autênticos, relevantes e visualmente atraentes. Estratégias que envolvem posicionamento nas redes sociais, gerando vídeos curtos, desafios virais e conteúdo gerado pelo usuário tendem a funcionar com esse público.
Personalize a experiência
Uma experiência personalizada, única para cada cliente, é uma chave importante para atrair e fidelizar a geração Z. Para aplicar essa estratégia com eficácia, a análise de dados é uma poderosa aliada para identificar padrões de consumo e oferecer recomendações baseadas em compras anteriores, ofertas exclusivas e comunicações direcionadas que refletem os interesses específicos de cada cliente.
Sustentabilidade e responsabilidade social
Nascidos em uma era marcada por mudanças climáticas e forte preocupação ambiental, a sustentabilidade é um dos valores centrais da geração Z.
Por causa disso, eles costumam optar por estabelecimentos que adotam práticas sustentáveis e são transparentes sobre seu impacto ambiental. Isso pode incluir o uso de materiais recicláveis e iniciativas de responsabilidade social. Demonstrar um compromisso sincero e constante com a sustentabilidade pode ser decisivo para fidelizar os jovens consumidores.
Diversidade e inclusão
Implementar uma cultura mais diversa e inclusiva em seu negócio não é apenas uma demanda de um grupo específico, mas uma realidade dos novos tempos. Ainda assim, a geração Z valoriza muito essas iniciativas e espera que as empresas se posicionem em favor da diversão e da inclusão em suas práticas e comunicações.
Para tornar isso possível, é preciso levar esse olhar a todos os aspectos do seu negócio, desde a diversidade na força de trabalho até a representação decidida em campanhas publicitárias. Para a geração Z, quanto o assunto é diversidade e inclusão, ficar em cima do muro ou se esquivar do debate não funciona. É importante tomar partido e promover as mudanças necessárias. Esse é um grande passo para conquistar e fidelizar essa geração.
Experiências omnichannel
Para uma geração tão marcada pela imersão no mundo digital, aplicar estratégias que integrem a experiência de compra offline e online é um excelente caminho para levar os jovens até o seu empreendimento.
Por isso, oferecer uma experiência omnichannel, permitindo que os consumidores interajam com o seu negócio de forma fluida e integrada por meio de apps, plataformas online e, sobretudo, por sua loja física, é uma grande vantagem competitiva, que melhora a satisfação do cliente e aumenta as chances de fidelização.
Programas de fidelidade
Promover programas de fidelidade atrativos pode ser uma forma eficaz de atrair e reter a geração Z. Porém, para que essa estratégia tenha o efeito desejado, é importante pensar em ideias que conectem com esse público. Descontos em produtos selecionados, acesso antecipado a novos produtos e experiências personalizadas são algumas das formas de recompensar esse público e ganhar sua fidelidade.
Colaboração com influenciadores
Não é novidade para ninguém que os influenciadores digitais, ou simplesmente “influencers” são um verdadeiro fenômeno da última década. Extremamente cativantes e assíduos nas redes sociais, essas personalidades “falam a língua” da geração Z e, por causa disso, desempenham um papel significativo nas suas decisões de compra.
Instituir parcerias estratégicas com influenciadores pode aumentar bastante o engajamento do seu negócio nas redes e ampliar a confiança desses consumidores. Mas, atenção: é muito importante fechar acordo com influenciadores que, de fato, tenham uma conexão com o público-alvo e que sejam capazes de promover o seu negócio de forma honesta e convincente.
Uma geração que pode garantir o futuro do seu negócio
Em resumo, para conquistar a fidelidade da geração Z não basta pensar nas dinâmicas tradicionais de captação de clientes: é preciso ir além.
Esses jovens consumidores possuem valores, desejos e interesses específicos, que muitas vezes diferem das aspirações das gerações anteriores. Por isso, conhecê-los a fundo é fundamental para que qualquer uma das estratégias apresentadas neste artigo sejam, realmente, eficazes.
A cada dia que passa, a geração Z ocupa mais espaço no mercado e, muito em breve, serão eles que estarão com as rédeas do consumo nas mãos. Por isso, pensar em formas de se conectar com eles e fidelizá-los em seu negócio, não é apenas um caminho para captar mais clientes, é uma ação necessária para quem quer garantir que o seu negócio siga prosperando e possa se manter firme em um futuro próximo.
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