O mercado em geral está cada dia mais competitivo, exigindo que as empresas tomem medidas para se sobressaírem e serem mais atrativas. Esse processo de inovação colabora para manter a fidelidade do cliente, que é algo extremamente importante. 

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o crescimento das taxas de retenção dos clientes em apenas 5% pode aumentar os lucros de uma empresa em até  95%. 

Quer saber mais sobre esse conceito e como conquistar os seus clientes? Então continue lendo este artigo. 

Qual é a importância de investir na fidelidade do cliente?

O ato de um consumidor voltar espontaneamente a se relacionar com uma empresa pode ou não estar ligado à fidelidade do cliente. Esse retorno pode estar ligado a fatores como: 

  • preço justo;
  • agilidade na entrega;
  • qualidade do atendimento;
  • construção de um bom relacionamento.

Quando uma marca proporciona uma experiência positiva aos seus clientes, combinando vários desses fatores, ela tende a conquistar a fidelização. 

Uma prova disso é que certos consumidores podem até preferir pagar um pouco mais caro pelo seu produto quando reconhecem que vale mais a pena do que comprar de alguém que possa gerar algum estresse ou descontentamento.

Sobre isso, uma pesquisa realizada pela empresa PwC Brasil mostrou que o atendimento personalizado pode justificar o aumento em até 23% nos preços de produtos ou serviços.  

Por este motivo, vale a pena investir em ações que melhorem a relação da sua marca com os clientes. 

3 ações importantes para conquistar a fidelidade do cliente

Conquistar uma porcentagem relevante de clientes fiéis é o sonho de qualquer empresa. Por isso, conheça algumas dicas para começar: 

1. Mire na satisfação do cliente 

Independentemente do tamanho da sua empresa, para conquistar a fidelidade do cliente, é importante possuir uma qualidade ímpar no seu produto ou serviço e, para além disso, investir na satisfação do consumidor. 

Esse é um trabalho de longo prazo que traz resultados duradouros. É importante construir vínculos afetivos. 

Esse é um trabalho de longo prazo, feito por meio da construção de vínculos afetivos, que irá trazer resultados duradouros. 

Nesse sentido, vale utilizar os dados de compra e de interesse do seu público, para entender  seus hábitos de consumo e suas preferências. 

A partir disso, é possível seguir mantendo uma comunicação periódica e realizar campanhas personalizadas, trabalhando as preferências de cada cliente. 

2. Valorize a fidelidade 

Nesse processo, é importante que os seus clientes fiéis entendam que são reconhecidos. Por isso, invista em um plano de ação eficiente para o negócio com ações pós-venda, mapeando o comportamento e as reações do cliente ao longo de todas as etapas, a fim de melhorar sua experiência com a marca. Além disso, quando possível, ofereça também cupons de desconto e cartões fidelidade. 

3. Invista em um software de gestão

Contando com um software de gestão, como o CISSPoder, você tem acesso a dados sobre todas as áreas do seu negócio, o que trará insights para auxiliar na conquista da fidelidade do cliente. Veja como o CISSPoder pode ajudar nesse sentido: 

  • logística: garantindo  a eficiência nas entregas, conferência de carregamentos e roteirização de entregas; 
  • pós-venda: conhecendo o perfil de seus clientes para desenvolver estratégias com o objetivo de melhorar o relacionamento e a percepção que eles têm da sua empresa; 
  • integração: incluindo acesso nativo e integração a outros softwares, hardwares e serviços do mercado, automatizando a comunicação e troca de informações e transações financeiras. 

Que tal começar a mudar as suas estratégias para garantir a fidelidade do seu cliente? Conheça todos os módulos do CISSPoder agora mesmo!

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