De acordo com uma pesquisa da Neotrust, o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 12,6% no 1º trimestre de 2022, totalizando um faturamento de R$39,6 bilhões. Além disso, as compras online chegaram a 89,7 milhões de pedidos, representando um aumento de 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esses números revelam algo que já ficou bem evidente devido à pandemia: a transformação digital veio para ficar e impactou significativamente o comportamento do consumidor em relação às compras pela internet.
Cada vez mais os clientes buscam por opções em lojas virtuais, portanto, investir em e-commerce é uma estratégia que os varejistas precisam considerar cada vez mais.
Leia o artigo para saber como escalar os resultados do seu negócio com as vendas online.
Como ter mais resultados no e-commerce?
Uma estratégia indispensável para um negócio que quer investir no e-commerce é começar sua loja online integrada a um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Esse software facilita a gestão de diversos setores da empresa, como: vendas, estoques, finanças, entre outras. Dessa forma, as informações ficam centralizadas e atualizadas na ferramenta, garantindo maior controle ao gestor que consegue ter mais visibilidade e acesso a dados confiáveis.
Além disso, reunir em um único software os seus múltiplos canais de venda é uma forma de gerar mais economia de tempo e dinheiro para o seu negócio. Isso porque o tempo da sua equipe será otimizado, reduzindo retrabalhos e, consequentemente, os custos da sua operação ao gerenciar estoque, vendas e logística de um único lugar diminuem.
Mas esse é apenas o primeiro passo para escalar seus resultados. Veja a seguir mais exemplos!
Ofereça formas diversas de vendas
Muito tem se falado sobre como disponibilizar para os clientes múltiplas formas de comprar amplia as chances de seu negócio vender mais. No entanto, muitos varejistas, que sempre investiram em meios tradicionais, não sabem como aplicar isso na prática.
O primeiro passo para começar, é investir em um ERP como o CISSPoder. Além do software gerenciar todos os setores da sua empresa — como o controle de estoque, logística de pedidos etc. —, ele permite fazer integrações com as maiores plataformas de e-commerce, marketplaces e aplicativos de compras online.
Com o ERP como centralizador de diversas plataformas, os consumidores terão uma experiência omnichannel, podendo experimentar diferentes canais de vendas, e sua equipe conta com a integração das informações, mantendo sempre a melhor qualidade no atendimento, nos serviços e produtos oferecidos.
Venda mais o tempo todo!
Hoje, um varejista que tem apenas a loja física pode estar perdendo grandes oportunidades de negócio. Pois, assim como os dados de vendas online mostram, o segmento segue em uma crescente, e os consumidores estão cada vez mais acostumados com a comodidade de comprar de qualquer lugar. Portanto investir no e-commerce é uma ótima alternativa para quem deseja gerar mais vendas.
No comércio online, seus produtos ficam em uma “vitrine” virtual 24h, 7 dias por semana, permitindo que o consumidor possa a qualquer momento entrar no seu site ou aplicativo e efetuar uma compra. Algo que é mais difícil de aplicar em lojas físicas, que dependem de funcionários e seguem um horário limitado.
Além disso, o potencial de expansão é muito maior, afinal, pela internet, você poderá vender para qualquer região do país. Sendo assim, o seu negócio não estará “preso” a nenhum limite: nem o temporal, nem o geográfico.
Amplie o seu portfólio de vendas
Além de todos esses pontos acima, o comércio eletrônico ainda traz a opção de expandir o seu volume de vendas em questão de produtos: você pode tanto vender o estoque que já possui no espaço físico, quanto testar novos nichos e públicos, vendendo outros tipos de mercadorias.
Quer começar sua loja online vendendo muito? Então conheça mais sobre a integração e-commerce e marketplace do CISSPoder e solicite um orçamento!