filho e pai abralados em um ambiente familiar, representando o dia dos pais

7 tendências do consumidor para otimizar sua estratégia de vendas no Dia dos Pais

Todos os anos, o Dia dos Pais movimenta significativamente o comércio brasileiro, sendo uma janela de oportunidades muito importante para diversos segmentos.

Não há como negar que a data, assim como outras que ocorrem ao longo do ano, atua como um forte propulsor do consumo e, ano após ano, oferece padrões que, se observados atentamente, podem gerar ótimos insights para os varejistas. 

Recentemente, um estudo realizado pela Globo apresentou vários dados relevantes sobre o Dia dos Pais, identificando tendências para 2024 e comportamentos gerais do consumidor que prometem determinar o ritmo do mercado na data comemorativa. 

Com base nesse levantamento e com o objetivo de entregar a você, varejista, informações ricas para o bom desempenho do seu negócio, separamos 7 tendências para o Dia dos Pais que podem te auxiliar na definição da melhor estratégia de vendas. Vamos dar uma olhada?

7 tendências do consumidor para o Dia dos Pais

1. Valorização das experiências

Muitas vezes, os números falam por si só. Segundo a pesquisa citada anteriormente,  68% das pessoas acreditam que o Dia dos Pais sempre será uma data importante para celebrar com a família. Esse dado reforça a importância dos encontros presenciais, demonstrando que cada vez mais, proporcionar experiências significativas aos pais tem ganhado destaque. 

Assim, a ideia de “presentear” está se transformando, deixando de ser apenas uma questão de distribuir presentes materiais, para se tornar um momento de criar memórias valiosas juntos.

Agora, como aplicar esse comportamento à sua estratégia de vendas

Para ajudá-lo, trazemos mais um dado: quando questionados sobre como pretendiam comemorar o Dia dos Pais este ano, a maioria dos entrevistados afirmou que preparariam refeições especiais com ingredientes comprados presencialmente.

Sendo assim, supermercados e atacarejos, por exemplo, podem explorar essa tendência, oferecendo promoções em itens exclusivos, seja individualmente ou combinados com outros produtos. Uma vez que a experiência gastronômica parece ser a “bola da vez”, por que não aproveitar para ampliar o seu faturamento?

Confira abaixo o ranking dos ingredientes em alta para o Dia dos Pais 2024:

Fonte: gente.globo.com

2. Personalização dos presentes

Mas quem disse que presentear não é importante? O ato de presentear os pais também segue firme em 2024 e, em matéria de presentes, a personalização não pode ficar de fora. 

A ideia de presentear um ente querido com algo que faça sentido e que atenda aos seus anseios pessoais é uma forma de personalizar a ação, além de ser uma tendência recorrente no Dia dos Pais.

O varejo pode tirar proveito dessa tendência buscando destacar produtos que costumam atrair o público masculino. Lojas de materiais de construção, por exemplo, têm tudo para aumentar suas vendas em kits de ferramentas e até mesmo acessórios para casa. Essa é a hora!


Saiba Mais: Datas comemorativas em lojas: 5 dicas para aumentar suas vendas.


3. Método de pagamento

Este ano, o PIX parece ser a modalidade de pagamentos mais procurada para realização de compras no Dia dos Pais. Seja em e-commerces ou nas lojas físicas, o revolucionário sistema de pagamento brasileiro se firmou de vez no topo e ultrapassou o cartão de crédito parcelado (método de pagamento mais comum no Dia dos Pais em 2023).

O seu negócio pode se beneficiar disso, realizando ações que beneficiem os clientes que utilizarem o PIX no pagamento de suas compras de Dia dos Pais. Assim, além de poder ampliar o número de clientes na sua loja, você ainda conta com os benefícios do sistema, como a liquidação instantânea e a ausência de taxas elevadas para o comerciante, o que pode aumentar a sua margem de lucro.

4. Explore o potencial da sua loja física!

Embora a internet venha tomando a dianteira na predileção dos consumidores em várias situações, em datas comemorativas como essa, a loja física segue firme, forte e sendo a preferida.

De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados pretendem fazer suas compras de Dia dos Pais em lojas físicas. Entre os principais motivos estão:

  • Sair com os produtos em mãos (36%)
  • Negociar preços melhores (32%)
  • Ver o produto fisicamente (10%)

E aqui a dica não poderia ser outra: prepare o seu estoque! Garanta que os seus clientes saiam satisfeitos da sua loja, com o item desejado. 

O gerenciamento de estoque é fundamental para aproveitar a sazonalidade. Para garantir que nenhum imprevisto aconteça você pode contar com um sistema de gestão para o varejo. Responsável por integrar e otimizar vários processos, ele é capaz de dar ao seu estoque a organização e a previsibilidade que você precisa. 

A CISS é uma empresa com mais de 30 anos de experiência nessa área, oferecendo soluções em gestão para mais de 7 mil clientes. Se quiser conhecer mais sobre o nosso trabalho, basta clicar aqui


Saiba Mais: Como organizar o estoque sazonal do seu negócio?


5. Ganhe presença nas redes sociais

Não é novidade para ninguém que as redes sociais possuem uma influência gigantesca sobre o comportamento do consumidor. Em uma data como o Dia dos Pais, ela pode atuar como uma verdadeira vitrine da sua estratégia, pois é lá que grande parte do público consumidor irá buscar ideias e referências para presentear os seus pais. 

Para o seu negócio, seja você proprietário de um supermercado, food service ou loja de materiais de construção, pensar em uma estratégia que envolva as redes sociais pode ser bastante efetivo. Estabelecer parcerias com influenciadores, criar conteúdos atraentes, com receitas ou dicas de presentes, pode engajar os seus seguidores, ampliar a sua rede e aumentar as vendas no dia. 

6. Promoções e descontos 

O óbvio, porém jamais dispensável. Uma data comemorativa como o Dia dos Pais é o momento ideal para traçar uma estratégia promocional e eficaz. Embora ela seja complementar a boa parte dos tópicos apresentados acima, precisa ser executada com bastante planejamento para que atenda aos seus objetivos e contribua com o aumento do seu faturamento.

Um dado importante: de acordo com a pesquisa que norteou esse artigo, 36% dos entrevistados afirmaram que a vida financeira piorou em relação ao ano passado. Paralelamente, o ticket médio do Dia dos Pais também caiu: de R$180 a R$220 em 2023 para uma previsão de R$51 a R$200 em 2024.

Os números acima reforçam a importância das promoções e descontos para garantir que a data gere boas vendas e seja um sucesso em sua loja. 

7. Antecipação e Planejamento de Compras

Antecipação é a chave! Cerca de 68% do público consumidor afirmou pretender comprar o presente de Dia dos Pais entre 1 mês e 15 dias antes da data. Por isso, um planejamento prévio é fundamental para criar promoções no timing correto e capturar esse público.

Mas não se deixe enganar! Lembre-se que grande parte da população pretende criar experiências únicas, oferecendo refeições especiais para os seus pais, entre outras iniciativas presenciais. Esse comportamento estimula o “corre-corre” da véspera. E o seu negócio precisa estar preparado para esse momento.

Preparado para lucrar no Dia dos Pais?

Chegamos ao fim do nosso material exclusivo para o Dia dos Pais. Esperamos que com as tendências, dicas e insights apresentados aqui você possa evoluir sua estratégia e garantir que o seu negócio tenha um aumento significativo nas vendas.

Afinal, em datas como essa, o objetivo é garantir que todos saiam ganhando no final. E pode apostar: com o planejamento em dia e a estratégia certa, o seu negócio tem tudo para ter um excelente resultado. 


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