Em tempos de mudança econômica o varejo precisa se reinventar para promover o interesse do consumidor em fazer compras além das programadas.
Uma boa estratégia a ser praticada é instigá-lo a adquirir produtos por impulso, que é uma abordagem adotada por muitos varejistas para aumentar o faturamento. Existem várias estratégias que podem ser utilizadas para chamar a atenção de forma inconsciente e despertar o desejo instantâneo em comprar produtos não planejados.
Conheça algumas técnicas de como organizar a sua loja para atrair o consumidor a realizar esse tipo de compra:
1. Vitrines decorativas
Utilizar em vitrines combinações de produtos vendidos na loja para despertar o interesse do cliente em adquiri-los. Lojas de materiais para construção, por exemplo, podem simular nas vitrines ambientes residenciais para chamar a atenção dos consumidores.
2. Posicionamento das gôndolas perto do PDV
As gôndolas perto dos caixas devem estar numa altura em que o comprador possa alcançar a mercadoria facilmente, entre 1 a 1,40 metros do chão e de preferência do lado direito.
3. Exposição de produtos
Além das gôndolas perto dos caixas, podem ser colocados vários produtos pequenos e com baixo valor numa cesta sem deixa-los organizados, pois gera no cliente a sensação que eles estão em promoção.
Uma técnica bastante aplicada nas zonas quentes (local com grande fluxo de pessoas) é expor na altura dos olhos do cliente, produtos promocionais, lançamentos, ou acessórios para estimular a compra por impulso.
Outra dica para os pontos quentes é expor os produtos no início da loja em locais espaçosos.
Os pontos frios (locais com menos movimentação de pessoas) podem ser expostos produtos mais procurados pelos clientes. Por exemplo, se o produto estiver no fundo da loja, o comprador terá passar pelos pontos quentes e pode ser atraído por eles.
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