Quando se decide ter seu próprio empreendimento, os desafios são muitos. E ao abrir um supermercado, isso não é diferente. Aparecem obstáculos em diversas etapas: na gestão do negócio, na tomada de decisões, na organização do estoque e até na hora de atrair mais consumidores.
No entanto, é preciso estar preparado para vencer as dificuldades. E, pensando nisso, o post de hoje foi escrito com o objetivo de resolver uma grande preocupação dos donos de supermercados: a conquista de novos clientes.
É fundamental pensar em estratégias para atrair cada vez mais pessoas para o seu comércio. Afinal, são os compradores que movimentam o negócio e geram lucro.
Aqui, listamos sugestões simples e criativas que podem ser colocadas em prática facilmente. Continue a leitura deste texto e descubra 6 ideias para atrair clientes para o seu supermercado. Confira!
1. Conheça seu público-alvo
É muito importante que o empreendedor conheça seu público, pois só assim poderá oferecer o que ele realmente procura.
Por isso, invista em pesquisas de satisfação e identifique aqueles produtos que são mais procurados; veja o que eles têm em comum. Essas informações vão fornecer ótimas ideias para a criação de estratégias de marketing, por exemplo, para atrair novos clientes.
Hoje em dia, o hábito de consumo das pessoas mudou e, cada vez mais, elas têm buscado experiências novas. Sendo assim, é importante que o empreendedor se mantenha atualizado e ofereça produtos e serviços diferenciados, que atendam às expectativas dos compradores.
2. Conte com um atendimento de qualidade
É essencial que o seu supermercado conte com um atendimento bom e personalizado, pois ele pode ser o ponto decisivo na hora da compra.
Afinal, quantas vezes você não deixou de levar um produto por ser mal atendido? E, da mesma forma, provavelmente já fez questão de comprar um item porque o atendente foi muito simpático e atencioso.
As pessoas gostam de ser tratadas de forma especial. E, quando isso acontece, aumentam-se as chances de recomendação. Um comprador bem atendido possivelmente falará sobre o seu comércio com outras pessoas.
Aqui, vale ressaltar que toda a empresa é responsável pela satisfação dos clientes. Por isso, promova treinamentos aos funcionários, para que eles estejam sempre preparados para tirar dúvidas e oferecer os produtos certos.
3. Disponibilize mercadorias frescas
Ao montar o seu estoque, escolha produtos bons e de marcas conhecidas. Lembre-se de tomar decisões baseadas nos estudos sobre seu público. Saiba quais itens ele procura e garanta que estarão disponíveis nas prateleiras.
Também é interessante contar com uma variedade de produtos e marcas. Assim, será mais fácil agradar um número maior de pessoas.
Além disso, ofereça itens frescos. Você pode fazer parcerias com produtores locais e repor frutas, verduras, legumes e carnes todas as manhãs. Folhas verdes e novinhas, por exemplo, abrem o apetite e atraem consumidores.
Uma boa ideia é colocar esses itens na porta do seu comércio, para chamar a atenção e despertar a fome de quem passar por ali. Essa estratégia pode, muitas vezes, fazer com que as pessoas comprem por impulso.
Criando uma rotina, seus clientes saberão o horário certo em que encontrarão produtos de qualidade. Dessa forma, vão aparecer com frequência em seu supermercado e dirão à amigos e parentes onde devem ir para encontrar itens frescos.
4. Ofereça descontos
Investir em bons descontos vale muito a pena para atrair clientes. Ofereça, por exemplo, 2 ou mais produtos pelo preço de 1 — aquelas famosas promoções de “pague X, leve Y”.
Além disso, faça anúncios diários. Informe que os produtos de determinada prateleira estarão em oferta somente naquele dia. E enfatize a duração da oferta e o desconto que será obtido. Isso chamará a atenção do consumidor e aumentará o giro do produto.
Essas são boas estratégias, pois fornecem informações precisas sobre a compra, o que facilita a tomada de decisão. Além disso, criam urgência a seu favor: o cliente não se sente forçado a comprar um produto, ele percebe uma oportunidade e a aproveita.
5. Invista no seu próprio cartão
Empreendimentos que têm seu próprio cartão atraem e fidelizam mais clientes. Isso porque, ao usar esse tipo de serviço, seu negócio pode criar um sistema de pontos, que poderão ser trocados por diversas recompensas. Por exemplo: produtos, descontos, prêmios, participação em promoções exclusivas etc.
Dessa forma, os consumidores vão procurar usar o cartão sempre que possível para garantir os benefícios.
Também é interessante oferecer diferentes formas de pagamento, pois assim o seu negócio atenderá às necessidades de mais clientes. No entanto, para que essa estratégia dê certo, é importante investir em um bom software, que seja seguro e otimize a gestão.
6. Aposte em divulgação nas redes sociais
As redes sociais estão em alta e, hoje, quem não as utiliza corre o risco de ficar para trás. Por isso, é indicado manter uma conta nas mídias online, como Twitter, Facebook e Instagram, com o objetivo de atualizar seus clientes sobre novos produtos, promoções e novidades.
Crie conteúdos que chamem a atenção das pessoas. Invista em posts que identifiquem a sua marca e que dialoguem com o seu público.
Use sua fanpage no Facebook para divulgar as ofertas do dia ou da semana, usando artes que despertem o interesse dos consumidores. Aposte em imagens que mostrem seus produtos e ressalte as cores vibrantes!
Preocupe-se sempre com a qualidade e o visual da sua página. Deixe seu cliente com vontade de ir pessoalmente ao ser comércio para conferir as ofertas.
Também use as redes sociais para esclarecer dúvidas e se aproximar dos consumidores. Participe das conversas e descubra o que eles estão procurando. Como dissemos, o hábito de consumo mudou, e agora as pessoas pesquisam antes de comprar. Por isso, é fundamental estar presente no ambiente digital.
No entanto, não deixe de usar as mídias impressas: concilie as duas estratégias. É legal divulgar promoções em jornais e folhetos, por exemplo. Faça anúncios inteligentes e foque no seu público.
E então, o que achou dessas ideias para atrair clientes? Acredita que elas serão úteis? Então compartilhe este post nas redes sociais e divulgue nossas sugestões com os membros do seu negócio. Assim, todos ficarão mais alinhados e preparados para conquistar mais consumidores e ampliar as vendas.