O que é transformação digital e o que tem a ver com a minha loja?

Transformação digital é a palavra do momento — e não é à toa. Se com o setor de tecnologia cada vez mais amadurecendo e intensificando a elaboração de soluções voltadas para o mercado, principalmente para o varejo, não era inesperado que as ferramentas dessa natureza começassem a ser exigidas no dia a dia organizacional, hoje, em tempos de pandemia em que muitos foram obrigados a fechar as portas de suas lojas, a tecnologia tem sido uma grande aliada para manter muitos negócios funcionando.

No entanto, muitos gestores de lojas ainda não entendem o que é esse conceito. Transformação Digital diz respeito à adesão de tecnologias para melhorar o desempenho e a produtividade interna, aumentar o alcance das ações de divulgação e obter melhores resultados ao longo do tempo.

Entenda a importância disso para as micro e pequenas empresas, como implementar as soluções geradas pela transformação digital em seu negócio e tire suas dúvidas sobre o assunto. Boa leitura!

Por que as micro e pequenas empresas precisam se preocupar com a transformação digital?

A transformação digital é o futuro das organizações, independentemente do seu tamanho. Quando falamos em pequenas e microempresas, que ainda contam com orçamentos reduzidos para contratação de pessoas para execução das tarefas, ela se torna uma aliada fundamental.

Com as soluções de transformação digital, é possível realizar uma gama de funções de forma automatizada por meio das ferramentas, tendo o custo de aquisição e implementação da solução e dos colaboradores para operá-las.

É possível, também, ter uma maior produtividade a longo prazo, já que as soluções operam constantemente, com risco mínimo de erros (diferentemente de quando incluímos o componente humano), e podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Com isso, são reduzidos os custos internos e os resultados obtidos são aumentados, tornando seu negócio mais competitivo no mercado.

Como implementar as ferramentas da transformação digital em sua loja?

Agora que você sabe a importância da transformação digital para seu negócio, é importante entender de que forma implementá-la para conseguir os resultados esperados, não é mesmo? Então saiba como realizar sua adesão da melhor forma com as dicas a seguir.

Reserve um tempo de preparação

Quando falamos em transformação digital, o nome não é um eufemismo: você implementará uma verdadeira revolução em seu negócio. Para isso, sua empresa precisa se preparar para esse novo momento, visando minimizar possíveis erros que possam comprometer sua adesão.

Nesse tempo, os gestores deverão passar por treinamentos, rodas de conversas, ser definido quais serão as soluções implementadas, o orçamento necessário, entre outros pontos importantes.

Modifique a cultura empresarial

A transformação digital não muda apenas a rotina laboral da empresa, mas também toda a cultura interna do negócio. Para que funcione adequadamente, assim, deverá ser feita uma mudança acerca da cultura interna da empresa. Caso contrário, as tecnologias serão inúteis, pois, seus colaboradores ainda realizarão as ações nos padrões tradicionais.

Por isso, antes mesmo de aderir às soluções tecnológicas, é fundamental que toda a sua organização passe por um processo de atualização da cultura interna, tanto junto aos seus colaboradores quanto a forma como os processos são estabelecidos no dia a dia.

Faça um mapeamento de processos

Para realizar as atualizações necessárias, é fundamental entender de que forma funcionam os processos internos na sua empresa atualmente, como eles se interligam e como eles podem ser modificados de acordo com a inserção das transformações tecnológicas ao longo do tempo.

Diante disso, faça um mapeamento atual dos processos e encontre em quais pontos estão os gargalos existentes e identifique como novas soluções podem redesenhar esse mapa, conseguindo estimar as melhorias possíveis internamente.

Analise as necessidades da empresa

O que a sua empresa precisa nesse momento? Quais são as atuais demandas e prioridades? Isso é fundamental, pois, quando falamos em mudanças de cultura interna e inserção de tecnologias, envolve investimentos, tanto de tempo quanto de recursos.

Em muitos casos, não é possível fazer todas as modificações desejadas de uma única vez. Diante disso, é preciso priorizar quais são as mais urgentes e quais podem ser implementadas posteriormente pelos gestores.

Aposte em qualificação para as equipes

Muitas soluções precisam de profissionais qualificados para operar as ferramentas, devido a um certo grau de complexidade em seu uso. Em outros casos, temos profissionais mais experientes, mas que ainda não acompanharam em totalidade as mudanças ocorridas com as transformações digitais.

Para alinhar todos os funcionários e conseguir resultados mais consistentes, é importante, antes de adotar as tecnologias nas rotinas internas, qualificar seus colaboradores para o uso das soluções.

Os treinamentos podem ser repetidos periodicamente, seja reforçando o conhecimento anterior, seja para atualizar o conteúdo anterior, de acordo com as novas funcionalidades das plataformas.

Faça as mudanças aos poucos

As mudanças geradas pelas transformações digitais necessitam de tempo para serem absorvidas. Caso contrário, pode-se ter problemas com uma alta velocidade e volume de modificações e os colaboradores não conseguirem dar conta de tudo.

Por isso, faça as mudanças aos poucos. Isso é importante, até mesmo, para fazer uma mensuração mais segura dos resultados obtidos e saber exatamente em quais pontos deverá realizar adaptações.

Imagine, por exemplo, em um curto espaço de tempo, inserir 3 soluções diferentes em sua loja. No momento de avaliar os resultados, você verifica que há algum tipo de gargalo existente. Como mensurar, porém, em quais delas ocorre o problema? Complicado, não é mesmo?

Por isso, implemente uma solução de cada vez, faça os ajustes necessários e depois invista em uma nova ferramenta.

Implemente novas tecnologias

O mote das transformações digitais é, justamente, a inserção de novas tecnologias nos ambientes organizacionais. Isso pode ocorrer em diversas medidas, tais como:

  • automatização de tarefas;
  • implementação de um ecommerce;
  • aplicação da Internet das Coisas (IoT);
  • melhoria da gestão da informação em seu negócio;
  • adesão ao cloud computing (nuvem);
  • uso de sistemas de gestão online, entre outros.

Quais os principais mitos que envolvem a transformação digital?

Muitas lojas relutam, ainda, em adotar a transformação, devido a uma série de mitos que são propagados continuamente. Veja os principais deles a seguir.

  • o processo só pode ser aplicado na área de TI;
  • só pode ser realizado em empresas consolidadas;
  • reduz a força de trabalho;
  • é altamente custoso;
  • torna a organização refém de tecnologia;
  • transformação digital tem a ver apenas com tecnologia;
  • após a sua implementação, dá-se fim a ela.

A transformação digital tem sido uma verdadeira revolução para os mais diferentes mercados. No varejo ela tem se mostrado uma aliada importante para obtenção de melhores resultados e crescimento das pequenas e médias empresas.

Agora que você sabe o que é a transformação digital, é hora de levar esse conhecimento para sua rede de amigos. Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

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