A pandemia causada pelo novo coronavírus gerou um cenário inesperado para as empresas: a necessidade de lidar com o isolamento social e manter seu funcionamento, garantindo os empregos dos seus colaboradores. Essa situação é mais agravante para as micro e pequenas empresas, que têm um caixa mais sensível a mudanças desse tipo.
No entanto, não faltam iniciativas para que seja possível garantir o funcionamento do negócio local e minimizar possíveis efeitos negativos da crise. Campanhas como “apoie um negócio local” estão surgindo em toda parte e são importantes para manter o ecossistema das empresas o mais próximo da normalidade possível. Conheça essa campanha e saiba como a sua empresa pode fazer parte desse movimento para proteger a economia local. Boa leitura!
Conheça a campanha “apoie um negócio local”
A campanha “apoie um negócio local” foi criada pela Editora Globo, como uma forma de manter micro e pequenos empreendedores atuando, mesmo neste momento de crise causada pela pandemia da Covid-19. Devido ao isolamento social, muitos negócios têm encontrado dificuldades para manter-se funcionando sem problemas mais graves.
O objetivo é fazer com que os jornais O Globo, Extra e Valor, bem como as revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios divulguem marcas que estejam passando por dificuldades, com o objetivo de auxiliá-las e de inspirar outros empreendedores a fazerem o mesmo. Além disso, a empresa está publicando conteúdos de incentivo para que a população e empresas maiores prestem o suporte necessário para as pequenas e médias empresas.
Essa campanha encoraja as pessoas comprem mais e contratem serviços locais, de forma a garantir a sobrevivência das empresas da sua região, minimizando os efeitos do novo coronavírus na sua comunidade.
É importante ressaltar que, segundo o SEBRAE, as micro e pequenas empresas representam 98% do total de negócios no país, bem como 27% de todo o PIB. Sendo assim, manter o funcionamento das PMEs é fundamental para movimentar a economia como um todo.
Veja dicas de como conseguir apoio para o seu negócio
Se o seu negócio está passando por problemas no momento, devido ao isolamento, é necessário não ter vergonha e aproveitar para contar com toda a ajuda possível. O momento é de união.
Para conseguir o suporte para seu negócio, é importante acompanhar algumas dicas que podem auxiliá-lo neste processo, tal como as que mostraremos a seguir. Acompanhe e tire suas dúvidas.
Estabeleça contato com empresas da região
Muitas empresas com um capital maior estão oferecendo um suporte para os menores poderem passar por este período com menos aperto. Algumas iniciativas a nível nacional e internacional estão surgindo — é o caso, por exemplo, da Heineken, que criou o movimento “Brinde do Bem”, que permite as pessoas adquirirem vouchers de consumação em seus bares preferidos.
Medidas desta natureza estão sendo tomadas em todas as dimensões, incluindo localmente. Por isso, é importante acompanhar quais empresas da sua região estão trabalhando em prol desse movimento e não hesitar em fazer parte delas.
Faça parcerias de divulgação com os gestores das empresas locais
Alguns negócios que possuem redes maiores de seguidores estão tomando iniciativas para divulgar pequenos empreendedores e empresas locais, para que se tornem mais conhecidos do público.
Então não tenha medo de fazer uma parceria com eles. Entre em contato com organizações que tenham um público semelhante ao seu, ofereça parcerias e auxílios e formem uma rede de divulgação e apoio mútuo.
Além disso, há coletivos e associações formadas localmente que estão criando soluções de suporte para quem está passando dificuldades. Caso você faça parte de uma que ainda não buscou medidas de apoio, pode ser o momento de incentivá-los a realizar uma união em prol do ecossistema empresarial local. Tomar essa iniciativa pode colocá-lo em posição estratégica também na sua região.
Converse com os fornecedores locais
Muitas vezes os fornecedores locais, por estarem também precisando do mesmo suporte que a sua empresa, poderão conceder descontos e vantagens para seu negócio. Com isso, é possível estabelecer parcerias que vão auxiliar não só a sua empresa, mas outro negócio local.
Faça acordos e parcerias
Reúna empresas de áreas afins da sua região e faça parcerias e ações promocionais. Se a sua empresa continua atuando normalmente, mesmo em home office, converse com um restaurante local para realizar o delivery em casa por um preço mais em conta para os seus funcionários.
Com isso, movimenta-se o restaurante e, ao mesmo tempo, consegue-se melhores condições para os seus colaboradores se alimentarem em casa. Todos saem ganhando!
Ofereça vouchers de produtos e serviços
Se a sua empresa não trabalha com serviços essenciais, pode ser o momento para oferecer benefícios e comodidades para seu público. Por exemplo, uma cafeteria pode fornecer vouchers para seus clientes, para que possam consumir no local após o período de isolamento.
Com isso, as compras são realizadas agora, fornecendo valores que poderão ser utilizados para manter o fluxo de caixa positivo (ou então em menor crise) e sustentar o funcionamento do negócio.
Entenda a perspectiva da economia nacional para 2020 e para os próximos anos
Para muitos, o cenário de incerteza pode estar parecendo desanimador diante das medidas de isolamento, mas para aqueles que conseguem ter uma visão no longo prazo, pode estar ocorrendo justamente o oposto, sendo uma chance de reinvenção.
Isso acontece porque a pandemia está incentivando os empresários a reinventarem as formas de fazer negócios, de se relacionar com os clientes e de gerar inovação. São nos momentos que se apresentam como crise que os gestores conseguem gerar novidades que os despontem no mercado quando tudo passar.
A necessidade do home office, por exemplo, fez com que as pessoas passassem a consumir ainda mais conteúdos digitais, seja para adquirirem conhecimento, seja para se informarem do que está acontecendo, ou para entretenimento. Sabendo explorar essa brecha de oportunidade, o seu negócio pode despontar como uma grande opção para os clientes.
O mundo não vai voltar a ser o mesmo que era antes da pandemia, e isso não significa, necessariamente, algo ruim. Pode ser uma chance de criar uma nova relação com o seu cliente e com o mercado de forma geral. Essa é uma chance de se adaptar mais rapidamente à transformação digital, algo fundamental para os próximos anos.
Além disso, diante de toda a situação, entidades internacionais e o próprio mercado interno têm cobrado ações da esfera federal para proteger as empresas que estejam em situação fragilizada e que possam ter problemas para se manter neste período, e medidas já estão sendo tomadas.
Um exemplo foi a proposta de empréstimos feitos pelo governo para subsidiar os salários dos colaboradores que recebem até 2 salários mínimos. Com isso, as empresas não podem demitir os funcionários por 2 meses e conseguem aliviar as contas para retomar o funcionamento depois que o isolamento terminar.
Mantenha a calma e aja com racionalidade. Aqueles que conseguirem ter essa conduta podem sair da crise fortalecidos. É possível vencer esse momento delicado, mantendo os negócios locais funcionando.
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