Estratégias para manter um bom relacionamento pós-venda com seus clientes

Manter um bom relacionamento pós-venda é uma estratégia valiosa para o seu negócio. Segundo Philip Kotler, um dos maiores especialistas do marketing da atualidade, apostar em fidelização pode ser até sete vezes mais barato do que prospectar novos clientes. 

Além disso, segundo o Relatório de Inteligência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 85% das empresas nunca fizeram pós-venda e 70% não possuem sequer o cadastro dos seus clientes. Por isso, começar a realizar esse trabalho pode sim ser um grande diferencial para a sua empresa. 

Saiba mais neste artigo!

Por que manter um bom relacionamento pós-venda com os clientes?

O relacionamento pós-venda, como o próprio nome diz, é a etapa que tem início logo após a concretização de uma venda. Nesse sentido, é importante que a empresa construa de fato um relacionamento e não utilize apenas mensagens esporádicas.

O maior objetivo desse conjunto de ações é fidelizar os clientes a sempre recorrerem à sua marca e não aos concorrentes. 

Além disso, a sua empresa pode contar com os seguintes benefícios: 

  • retenção de clientes;
  • garantia de satisfação;
  • diferencial competitivo;
  • oportunidade de novos negócios;
  • marketing boca a boca.

3 formas de manter um bom relacionamento pós-venda

Mas como manter um bom relacionamento pós-venda com os seus clientes? Confira algumas dicas de como começar:

1. Invista no relacionamento

Invista em atendimento personalizado para construir um  relacionamento de fato. Apenas mensagens e ligações genéricas e esporádicas não criam vínculo. 

Isso porque, para se relacionar com os seus amigos, você precisa conhecer os seus interesses, hábitos e preferências, não é? Pois, para os clientes, vale a mesma regra. 

Por isso, colete informações, mantenha um contato recorrente e seja empático. 

2. Monitore a satisfação

É importante reconhecer a percepção da experiência que cada cliente tem sobre a sua marca e produtos ou serviços oferecidos. Essa é uma oportunidade única para entender de maneira objetiva o que precisa ser mudado para conquistar novos clientes e manter os antigos.  

Realize pesquisas de satisfação frequentemente para identificar seus promotores e detratores e crie estratégias para fomentar as indicações de quem está satisfeito, além de buscar meios de satisfazer as inquietações que aparecerem. 

3. Divulgue ofertas exclusivas

Transforme o relacionamento com os seus clientes em uma forma de mantê-los engajados com novidades e ofertas, de modo que eles sempre voltem a fechar negócio. 

Uma maneira de fazer isso é oferecer benefícios e descontos para clientes que fazem parte de seu programa de fidelidade ou clube de benefícios.

Para isso, é importante ter em mãos um sistema de gestão que possua esses recursos e leve em consideração as necessidades e realidades do segmento de atuação do seu negócio. 

O CISSPoder é um sistema ERP preparado para te ajudar nesse quesito. Com ele, você consegue afinar o seu relacionamento pós-venda com os seus clientes, conhecendo a fundo o perfil de cada um e desenvolvendo estratégias exclusivas para melhorar a percepção que o público possui da sua empresa. 

Além desses recursos, você pode contar com integração de todos os seus canais de vendas, online e offline, gerenciamento de estoque, controle de entregas e diversas outras funcionalidades que impactam diretamente na experiência do cliente!

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