A redução de custos mantendo a qualidade é um dos grandes desafios para Restaurantes, Lanchonetes, Fast Foods, entre outras empresas do segmento alimentício. No entanto, ações simples e contínuas trazem bons resultados ao seu modelo de negócio, veja 6 dicas que preparamos para auxiliar na redução de custos do seu restaurante através de ações eficazes e sustentáveis:

1. Adote práticas para redução do consumo de água

Algumas práticas diárias podem reduzir o consumo de água no dia a dia do seu restaurante, como a utilização de torneira com arejadores, acionamento eletrônico ou temporizador com pressão. Nos banheiros podem ser instalados torneiras e sanitários controlados por temporizadores que reduzem drasticamente o desperdício de água.

2. Crie novos pratos para evitar o desperdício de alimentos

Evite o desperdício de partes que poderiam ser descartadas dos alimentos para criar novos pratos, como aparas de carne que pode ser transformadas num caldo e as cascas de frutas que podem ser utilizadas para fazer saborosos chás naturais e serem oferecidos aos seus clientes.

3. Organize a matéria prima

Compre em quantidade produtos com prazo de validade maior para conseguir preços diferenciados e no momento da estocagem exponha na frente os que estão com utilidade mais curta. Para as mercadorias com validade próxima, uma opção é oferecer promoções dos pratos que eles fazer parte, evitando o descarte do produto.

4. Cuide do meio ambiente e evite e poluição

Os alimentos fritos com óleo podem ser trocados por fritadeiras elétricas, que por ter a temperatura controlada, evita a saturação, queima e reduz a utilização de óleo em até 60%. Para os pratos que necessitam de óleo, armazene em garrafas pet e procure na sua cidade empresas que recolhem este material.

5. Padronize suas receitas

A padronização de receitas parece uma coisa óbvia, mas gera um significativo percentual de economia para seu restaurante. Uma dica é usar fichas técnicas de preparação para seguir as receitas a risca, pois o que está descrito nela é o que exatamente deve ser usado.

6. Invista em tecnologia

Redes Sociais são uma ótima forma de divulgar os produtos que seu estabelecimento oferece de uma forma eficaz e mais barata. Atente-se à tecnologias para celulares, através dos aplicativos, você pode gerar campanhas de Marketing Digital extremamente mais direcionadas e efetivas. Outro ponto importante é investir em um software de qualidade, para possibilitar agilidade nos atendimentos e entrega dos produtos, realizar o controle de estoque no seu restaurante, além de outras atividades gerenciais para auxiliar na redução de gastos.