Pesquisar
Close this search box.

Páscoa 2024: como organizar o estoque após a data comemorativa?

A Páscoa 2024 veio, passou e a pergunta que fica para grande parte dos profissionais do setor varejista é: como lidar com a organização do estoque após um período intenso atendendo à demanda por produtos sazonais?

É muito comum as empresas se prepararem para lucrar em uma data comemorativa, mas também é extremamente frequente elas não darem a devida atenção ao dia seguinte. 

A gestão do estoque após a Páscoa — e demais datas comemorativas — é extremamente importante para evitar o desperdício e garantir que não haverá escassez de produtos para os clientes.

Já havia pensando sobre isso? Pois estamos aqui para te ajudar. No artigo de hoje, vamos falar sobre o desafio do estoque pós-Páscoa 2024 e dar algumas dicas para que o seu negócio ultrapasse esse período com organização e sem prejuízos!

O que você irá encontrar:

Páscoa 2024: o sucesso previsto

Ainda levarão alguns dias até que saiam os resultados gerais sobre o impacto da Páscoa 2024 no varejo. Mas, ainda assim, algo podemos afirmar: as previsões iniciais são de crescimento em relação ao ano anterior. 

Em 2023, o ICVA apontou um crescimento no faturamento do varejo de 4,6% em relação ao ano anterior, no período da Páscoa.

Já para a Páscoa 2024, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), as estimativas prévias foram ainda mais otimistas, representando uma alta de 13% a 15% no comparativo com o ano passado

Embora os resultados pareçam bastante animadores, algo precisa ser considerado: o dia seguinte. Quanto do seu estoque foi comprometido para a data comemorativa? Como foram as vendas na sua loja? Será que você está preparado para o pós-Páscoa? 

É sobre esses desafios que iremos nos debruçar a partir de agora.

Páscoa 2024: o desafio do estoque

A gestão do estoque é uma etapa crucial para qualquer negócio no varejo. Mas isso você, provavelmente, já sabe, certo? O que talvez você não saiba é que essa importância tende a se multiplicar após datas comemorativas como a Páscoa. 

A combinação entre os esforços dedicados para que o período de sazonalidade seja um sucesso e a necessidade de girar o volante rapidamente após esse período, pode ser um grande desafio e — quando não encarado com o devido planejamento — pode trazer perdas financeiras e prejuízo da credibilidade da empresa para os seus clientes. 

É melhor irmos para a prática. Veja a seguir os dois principais desafios das empresas no pós-Páscoa.

Excesso de produtos sazonais 

Itens como ovos de Páscoa e chocolates temáticos podem ficar acumulados no seu estoque, levando a possíveis prejuízos. O caráter de alta sazonalidade e vida útil limitada são duas características desses produtos que não podem ser ignoradas, pois anulam qualquer possibilidade de armazenamento para venda no ano seguinte. 

Além disso, a demanda por tais produtos cai abruptamente após a data comemorativa, o que dificulta bastante a sua venda.

Falta de itens regulares

Durante a Páscoa, é comum as empresas concentrarem grande parte dos seus esforços na aquisição de produtos sazonais, o que pode levar a uma certa negligência com os itens regulares. De igual modo, o comportamento do consumidor também pode seguir uma lógica semelhante, priorizando a sazonalidade em suas compras. 

E é aqui onde mora o desafio. O foco na sazonalidade tende a causar uma alta na demanda por itens regulares, logo após a Páscoa. Caso a empresa não tenha realizado uma boa gestão de estoque, o resultado será a perda de vendas e a insatisfação dos clientes.

Viu? Apenas dois desafios podem causar um verdadeiro transtorno, em um período que tinha tudo para ser incrível. Por isso, é preciso muita estratégia e foco nas soluções, para evitar que o seu negócio passe por qualquer turbulência. 

Estratégias para organizar o estoque após a Páscoa

E já que falamos em estratégia, chegou a hora de ajudá-lo a superar os desafios do Pós-páscoa! Confira, a seguir, algumas estratégias que, com certeza, vão ajudar bastante na organização do seu estoque.

Realização de inventários

Faça um balanço de tudo o que sobrou no seu estoque após a Páscoa. Esse é o primeiro passo rumo à organização. Embora pareça algo básico, um minucioso inventário do estoque permite que as empresas saibam exatamente os itens que têm em mãos, podendo assim preparar-se para as próximas etapas.

Análise de vendas

Analise as vendas durante a data comemorativa para entender quais produtos tiveram mais saída e quais não apresentaram um interesse de vendas dentro do esperado. A análise irá ajudá-lo a prever demandas futuras e ajudar os seus pedidos de acordo com o histórico de vendas.

Planejamento para o próximo ano

Equilíbrio entre demanda e oferta é algo fundamental, tanto na sazonalidade quanto no período que a sucede. Logo, o planejamento prévio é essencial para estabelecer esse parâmetro de segurança às suas vendas. Para o ano seguinte, trace esse planejamento, fazendo uso da análise de vendas para equilibrar os seus pedidos de mercadorias, evitando o prejuízo pelo desperdício de itens sazonais ou pela escassez de itens regulares. 

Como a tecnologia pode ajudar na gestão do estoque?

A tecnologia também pode ser uma grande aliada na gestão do seu estoque, sobretudo em períodos de sazonalidade como a Páscoa. Softwares de controle de estoque e ferramentas modernas de análise de dados podem facilitar significativamente a organização do seu estoque e a tomada de decisões em períodos que demandam um planejamento ainda mais cuidadoso. 

Por exemplo, com um software de controle de estoque, você é capaz de automatizar o processo de inventário, tornando ainda mais fácil ter o controle sobre suas mercadorias, além de entender os seus padrões de venda e prever demandas futuras com alto grau de precisão. Tudo isso irá garantir a excelência na gestão do seu estoque, permitindo que — em períodos como a Páscoa — você tenha a quantidade ideal de produtos sazonais para otimizar suas vendas, sem abrir margem à defasagem de itens regulares. 

A CISS é uma empresa especializada nesse tipo de solução. Destinada a otimizar, por meio da tecnologia, a gestão de supermercados, franquias, atacarejos, e lojas de materiais para construção, possuímos um verdadeiro leque de opções para otimizar o seu negócio e eliminar todos os principais desafios do dia a dia.

Para a gestão de estoque, por exemplo, possuímos o CISSControl, uma solução que automatiza inventários e o controle do seu estoque, garantindo precisão e muita praticidade, sobretudo porque os coletores de dados wi-fi ou smartphones são integrados, em tempo real, ao ERP CISSPoder
Se a Páscoa 2024 não foi como você esperava, ou se você não quer perder mais nenhuma grande oportunidade de ampliar os lucros do seu negócio com o auxílio de um software de gestão inovador, nossas soluções podem ser perfeitas para atender às suas necessidades.

A Páscoa 2024 chegou ao fim, mas o seu negócio está longe disso. 

Chegamos ao fim do nosso papo. Se você leu tudo até aqui, certamente deve ter percebido que estar preparado para o dia seguinte é tão importante quanto se planejar para um período de sazonalidade.

A Páscoa 2024 passou e você terá um ano pela frente, até que sua loja volte a ficar colorida e enfeitada com longas fileiras de ovos de chocolate e coelhinhos da Páscoa. Mas, até que esse dia chegue, várias outras datas comemorativas virão e, com certeza, você poderá aproveitar todas as dicas que foram apresentadas aqui. 

Afinal, grandes datas merecem ser celebradas por todos. Sejam vendedores ou clientes, o importante é que, ao final de um período comemorativo, todos estejam satisfeitos. Nossa intenção é contribuir para que isso seja, sempre, uma realidade possível.


E aí, gostou deste artigo e quer saber mais sobre gestão para o varejo? Acesse a página principal do nosso blog, selecione o segmento de seu interesse e cadastre-se agora para começar a receber conteúdos selecionados da CISS gratuitamente. Até a próxima!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: