O que é Dark Store e qual é a sua relação com o varejo?

Se antes da pandemia de Covid-19 o comportamento de consumo já estava passando por alterações relacionadas à tecnologia, durante o período de isolamento social tudo se potencializou. 

Devido à necessidade de ficar em casa, os consumidores passaram a fazer mais compras online, o que despertou no varejo a necessidade de se reinventar. Além disso, o perfil dos clientes se transformou: as pessoas estão cada vez mais exigentes com o padrão de atendimento, a qualidade dos produtos e a velocidade das entregas.

Nesse cenário, a dark store surgiu como uma nova tendência para o varejo. Quer entender mais sobre o conceito? Então leia o artigo!

O que é dark store?

Uma dark store é um centro de distribuição especialmente projetado para atender exclusivamente ao e-commerce. Ao contrário das lojas físicas convencionais, esses estabelecimentos não têm uma área de vendas ao público e são destinados apenas para a preparação e entrega de pedidos online. Isso permite que as empresas possam otimizar a logística de seus produtos e atender de forma mais rápida e eficiente aos clientes.

Portanto, apesar de store significar, em tradução para o português, loja, as dark stores se assemelham mais a depósitos. São espécies de pequenos centros de distribuição, estrategicamente localizados em regiões mais populosas, e têm o objetivo de acelerar as entregas.

Quais são as vantagens da dark store para o varejo?

Pensando na relação que as dark stores tem com o varejo, essas são as principais vantagens:

Redução de custos

Não precisar manter uma área de vendas ao público significa economia em aluguel, energia elétrica, funcionários e diversos outros custos associados às lojas físicas. O posicionamento estratégico das dark stores também visa reduzir os gastos com transporte. 

Aumento na variedade de produtos

Sem a necessidade de exibir produtos em prateleiras e expositores, as empresas podem manter um maior leque de produtos em estoque nas dark stores, aumentando a variedade ofertada para os clientes.

Eficiência logística

As dark stores são projetadas para atender exclusivamente ao comércio eletrônico, permitindo que as empresas possam otimizar a logística de seus produtos e atender de forma mais rápida aos clientes.

Já deu para perceber o quanto a eficiência logística, que impacta diretamente na velocidade das entregas, se tornou um diferencial competitivo fundamental no varejo. Confira mais dicas relacionadas a esse assunto no nosso artigo sobre como otimizar a roteirização de entregas na sua loja

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: