Vários estudos mostram que as divergências entre estoque teórico e estoque físico chegam a até 3% do faturamento. Isso significa, muitas vezes, o comprometimento de 100% da margem de lucro de determinado período.
São inúmeros os eventos que geram essa diferença entre o estoque teórico e o estoque físico, entre eles:
- Recepção errada na entrada dos produtos comprados.
- Consumo dentro da loja.
- Desvios de mercadoria.
- Inversões nas frentes de caixa pelas operadoras.
- Devoluções de mercadorias sem emissão de Documento fiscal e muito mais.
Realizar a gestão eficiente do estoque é uma tarefa desafiadora para os supermercadistas, pois os supermercados possuem em média mais de 10.000 SKU’s nas lojas, isso sem contar os itens inativos. O lado bom é que a tecnologia vem avançando muito rápido nesta área e hoje é possível gerenciar um estoque com o uso de software e equipamentos especializados.
A logística e o armazenamento da mercadoria são muito importantes, mas para realizar a gestão de estoque com qualidade e resultado se faz necessário mais que isso.
Veja abaixo algumas soluções que são indispensáveis
para ajudar o gestor nesta tarefa:
Controle de Entradas e Saídas com Código de Barras
Esse recurso possibilita agilidade na realização da contagem, transporte, transferência e também muito eficiente na venda vender. O Código de barras impossibilita a inversão de embalagens, sabores ou fragrâncias na hora da entrada, manuseio ou saída da mercadoria.
Conferência Cega
Elimina tendenciosidade na conferência, e divide o processo em duas etapas: levantamento das quantidades e depois e conferência com base na contagem. Permite ao gestor inibir possíveis acordos entre conferente e entregador.
Autorização de recebimento de mercadorias com uso do XML na DANFE
A conferência do que foi pedido x a nota fiscal emitida pelo fornecedor é possível ser feito antes mesmo de a mercadoria sair da indústria ou distribuidor. Isso mesmo, com o uso do Radar XML por exemplo no momento que o fornecedor emite a DANFE o sistema já baixa o Arquivo XML e permite ao conferente fazer o cruzamento dos produtos e quantidades compradas versus os produtos e quantidades emitidas na nota fiscal. Além da quantidade, também é possível conferir sistematicamente itens como: tributação, preço e vencimentos das duplicatas.
Inventário Rotativo com uso de coletores de dados
Contar o estoque uma vez ao ano não mantém integridade dos estoques!O uso de coletores de dados permite ao gestor fazer o inventário rotativo ou balanço Cíclico diariamente. Com esse tipo de inventário é possível ter de 3 a 4 balanços totais por ano.
Fórmulas para calculo da Sugestão de Compras via Sistema
Fazer a compra de forma assertiva é um grande desafio para o comprador,a experiência ajuda muito, mas hoje um sistema de compras facilita essa tarefa.