Pesquisar
Close this search box.

Conheça as 6 principais tendências tecnológicas para supermercados

Conhecer as principais tendências tecnológicas para supermercados pode ser uma forma importante de aderir a modernização do seu negócio. Com isso, você aplica o processo de transformação digital internamente, alavancando resultados e elevando o seu estabelecimento a outro patamar.

Uma série de soluções existentes atualmente permitem que você possa trabalhar essas questões e oferecer uma experiência para o cliente diferenciada, com maior praticidade e eficiência. Afinal, essa é uma área na qual há, tradicionalmente, alta competitividade e, assim, é importante conseguir encontrar formas de se destacar de seus concorrentes.

Conheça, assim as 6 principais tendências disponíveis no mercado e que podem ser implementadas em seu negócio e potencializar sua lucratividade.

1. Selfcheckout

Uma tendência cada vez maior nas mais diferentes áreas é permitir que o seu cliente tenha uma maior autonomia em suas experiências de compra, empoderando-o. No entanto, como é possível garantir isso em um supermercado? Uma das formas é oferecer um PDV de autoatendimento como o selfcheckout.

Por meio dele, o seu cliente pode realizar todo o processo de finalizar a compra, desde passar os produtos, empacotar e realizar o pagamento, sem precisar da ajuda de um funcionário para isso. É uma opção para quem deseja maior agilidade e ter a sensação de autonomia e privacidade no seu processo de compra, gerando um atendimento ao cliente diferenciado.

2. Aplicativos do supermercado

Os aplicativos são parte da nossa realidade. Eles nos auxiliam em uma série de questões do dia a dia: a realizar uma compra com maior facilidade, comparar preços, conseguir um serviço mais rapidamente, entre outros.

Uma tendência cada vez maior, ainda mais diante do isolamento gerado pela pandemia da doença Covid-19, é a popularização dos aplicativos de supermercado. Por meio dele, é possível disponibilizar os itens de sua loja e permitir que os clientes façam as compras em seu smartphone, em qualquer lugar.

Os aplicativos também podem auxiliar com cupons de desconto, que podem ser apresentados no caixa no ato da compra, bem como oferecer condições exclusivas para os clientes cadastrados no aplicativo.

3. Compra online

As compras online, feitas tanto pelo aplicativo quanto pelo site da loja virtual do supermercado, podem potencializar as vendas do seu negócio a longo prazo. E, como falamos, no momento de distanciamento social, tem sido uma opção extremamente vantajosa para a proteção da saúde tanto do público quanto de seus funcionários.

A pessoa pode, em sua casa, realizar as compras dos principais produtos desejados e necessários para seu lar, sem precisar ir à loja física. Com isso, economiza tempo, estresse no trânsito e na fila do supermercado, otimizando sua vida pessoal. Esse pode ser um diferencial importante para que um cliente opte pelo seu negócio.

4. Compra programada

Uma variação da compra online é a programada. Por meio dela, o seu cliente pode, por exemplo, agendar a aquisição de determinados produtos que ele precise periodicamente, não sendo preciso, nem mesmo, entrar no site para esse fim.

A pessoa, assim, poderá deixar reservado em seu cadastro quais são os itens que deseja que sejam entregues em um determinado dia do mês, e ela os receberá nos dias marcados. O pagamento pode ser realizado via aplicativo, site ou no ato da entrega. Interessante e prático, não é mesmo?

Além disso, a pessoa pode, caso queira, acrescentar itens à lista de entrega, editar a lista dos itens agendados, sem maiores problemas.

5. Programa de fidelidade

Fidelizar os clientes do seu supermercado pode ser uma tarefa árdua, em um mercado no qual os clientes estão sempre em busca de preços mais competitivos para os produtos que desejam. Com isso, os gestores precisam pensar em estratégias mais eficazes para conseguir melhores resultados e reter essas pessoas no estabelecimento.

Uma delas é o uso de sistemas de programa de fidelidade. Por meio deles, é possível oferecer benefícios para as pessoas, de forma que elas optem por realizar as compras em sua loja sempre.

O sistema pode ser feito de diversas formas. Uma das mais comuns é o uso de um cadastro: o cliente, ao oferecer o seu documento no caixa, consegue ter acesso a valores menores em determinados produtos, que estarão devidamente registrados no sistema.

Outra forma é conceder um valor de desconto ou brindes a partir da compra em determinado valor. Mas não precisa se limitar a apenas essas ideias, é possível criar o sistema próprio de fidelidade do seu negócio e, assim, conquistar a retenção de público no seu mercado.

6. Sistema de gestão online

Outra tendência importante está relacionada com a parte interna do seu negócio: são os sistemas de gestão online. Eles são responsáveis por garantir um maior controle interno do seu negócio, bem como análise dos dados importantes para tomadas de decisões mais acertadas.

Por meio dele, por exemplo, é possível ter um melhor controle financeiro, observando a entrada e saída de finanças, pagamento de tributos, compra com fornecedores, entre outros. Pelo mesmo sistema, é possível conseguir, também, melhorar o controle do estoque e observar os fluxos de entrada e saída de produtos, determinando o momento ideal para fazer a reposição de itens.

As funcionalidades e seus benefícios desse tipo de sistema são diversos. Com um ERP na nuvem, você consegue realizar um acompanhamento mais eficiente, automatizado e holístico das informações do seu supermercado de qualquer lugar, basta uma conexão coma internet. Dessa forma, é possível planejar um crescimento do seu negócio que possa, de fato, elevar a rentabilidade de forma sustentável e evitar danos e riscos para a empresa.

Essas tendências tecnológicas são fundamentais para garantir que o seu supermercado possa prosperar, até mesmo em tempos de pandemia. Lembre-se que muitos dos que falamos acima estão sendo utilizados durante o isolamento social e garantindo a rentabilidade de muitos supermercados.

Por isso, é fundamental você conhecer as principais delas para saber quais podem ser aplicadas na sua realidade. Com elas, você conseguirá definir estratégias para melhorar as rotinas internas e a relação com o seu cliente.

Como vimos, uma das tendências são os softwares de gestão online. Então, quer contar com um sistema feito para os supermercados e que pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores sobre o tema.

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Com as tags:
Compartilhe:
Você poderá gostar também: