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Software para loja de material de construção: como escolher?

Escolher um software para loja de material de construção não é uma tarefa simples. O varejo da construção civil tem muitas peculiaridades e nenhuma loja é igual a outra. Por isso, muitas são as variáveis a serem avaliadas para essa escolha e a ferramenta ideal será aquela que consiga satisfazer as necessidades do seu negócio no presente, ajudando a alcançar seus objetivos no futuro.

Neste artigo, vamos abordar com mais detalhes quais funcionalidades um sistema de gestão para o varejo de materiais de construção precisa ter e explicar quais critérios devem ser considerados na hora de escolher um.

Além disso, iremos mostrar quais diferenciais a CISS pode oferecer se você optar por confiar no CISSPoder para a gestão do seu negócio. Boa leitura!

Funcionalidades de um software para loja de material de construção

Um software para loja de material de construção precisa, antes de mais nada, oferecer uma série de funcionalidades que são inerentes a qualquer negócio varejista e que contemplem diferentes setores da empresa. Entre estas funcionalidades estão:

  • gestão de compras;
  • gestão de cadastros;
  • controle de estoque;
  • controle financeiro;
  • rotinas contábeis e fiscais;
  • processos comerciais;
  • gestão do PDV, entre outras.

Além disso, há a necessidade de gerar relatórios gerenciais que permitirão ao gestor acompanhar as rotinas e o desempenho dos negócios.

Importância de implantar um software para loja de material de construção

Existem inúmeros motivos pelos quais você deveria contar com um software de gestão específico para o varejo de materiais de construção. Entre eles está a possibilidade de automatizar diversas rotinas da empresa, tornando, dessa forma, a operação da sua loja muito mais rápida e menos sujeita a falhas humanas.

Além disso, a ferramenta contribui para que as informações fiquem centralizadas em uma única base de dados. Isso significa que, além de ser mais fácil ter acesso a essas informações, elas serão mais confiáveis e atualizadas.

Outro benefício é a possibilidade de gerar relatórios que darão suporte para que a sua gestão seja feita com mais eficiência e profissionalismo. Com eles, você pode ter uma visão completa do negócio e assim, identificar quais resultados ficaram aquém do esperado e o que poderia ser feito para melhorá-los.

Fatores para considerar ao escolher um software para loja de material de construção

Um dos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher o software que irá gerenciar as informações do seu negócio é a idoneidade da empresa que vai fornecer o produto. É importante que ela tenha bastante tempo de atuação e que seja uma das líderes do mercado no seu segmento, pois isso atesta sua competência e torna o investimento mais confiável.

Outro fator importante é visitar estabelecimentos que já façam uso do sistema há algum tempo para que se possa apurar como seria a sua experiência como cliente — questões como atendimento, praticidade e eficiência das tecnologias na execução de tarefas, por exemplo.

Além disso, você precisa considerar como é o suporte aos usuários do software, pois sabemos que uma ferramenta com tantas funcionalidades pode se tornar complexa de trabalhar. Por isso, você precisa ter confiança que poderá contar com a empresa que está contratando na resolução de dificuldades e dúvidas.

Diferenciais da CISS

A escolha por um ERP conceituado pode ser um grande aliado para alavancar os resultados do seu negócio, trazendo inúmeros benefícios. A CISS tem mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para o varejo. O ERP CISSPoder está entre os mais conceituados ERPs do mercado, sendo desenvolvido e constantemente aperfeiçoado com base nos desafios e dificuldades do setor varejista.

Entre os diferenciais que a nossa ferramenta de gestão oferece está a possibilidade de trabalhar com e-commerce e marketplaces — uma forte tendência que vimos se consolidar durante a pandemia. Além disso, o CISSPoder possui recursos que foram desenvolvidos exclusivamente para facilitar o dia-a-dia das lojas de materiais de construção, como por exemplo, automatizar o tratamento tributário em negociações com clientes que envolvam a venda de produtos sob encomenda ou vendas em que o pagamento é feito antecipadamente a entrega dos produtos — situações bastante comuns na realidade do varejo de materiais de construção.

Outras funcionalidades do CISSPoder que podemos citar são:

  • personalização rápida e fácil de relatórios gerenciais;
  • módulo para controle de avarias;
  • módulo controle de desagregação;
  • distribuição automática do faturamento entre um grupo de empresas;
  • integração com coletores de dados por meio de Wi-Fi (para controle de estoque, logística e organização da loja);
  • sistema para frente de caixa, etc;

Além do ERP, a CISS oferece uma série de soluções que facilitam diversas rotinas da empresa. Entre elas está uma solução móvel para pedidos de venda e orçamentos que possibilita, por exemplo, que o vendedor acompanhe o cliente pela loja sem a necessidade de ficar preso ao desktop para consultar preços ou disponibilidade dos produtos em estoque. Além disso, com acesso 3G ou 4G, seu vendedor terá a possibilidade de ir até o cliente para oferecer produtos, efetuando pedidos até mesmo fora da loja, diretamente do smartphone ou tablet, o que com certeza otimizará a experiência do seu cliente e a percepção que ele tem da sua empresa, aumentando as chances de fidelização.

A CISS também saiu na frente e desenvolveu a primeira solução de self-checkout para o varejo de materiais de construção do Brasil. Com esta solução de autoatendimento, sua loja se diferencia da concorrência e poupa o tempo daqueles clientes que não gostam de aguardar em filas ou que buscam por uma experiência de compra mais tecnológica e autônoma.

Processo de aquisição e implantação do CISSPoder

O processo de implantação de um sistema robusto como o CISSPoder é dividido por etapas. A primeira delas é, ainda no momento da venda, observar se as necessidades do cliente são compatíveis com o que a ferramenta tem a oferecer. Nosso objetivo enquanto empresa é criar um elo duradouro com nossos clientes e isso começa desde os primeiros contatos. Por isso, nossos primeiros encontros serão de muita conversa e a negociação sempre será conduzida de maneira próxima do empreendedor.

Quando o fit com o cliente acontece, iniciamos um levantamento de hardware e pré-requisitos, para que tudo esteja perfeitamente alinhado no momento em que o projeto for de fato iniciado. É nessa etapa que se analisa a necessidade de alguma adequação por parte do cliente, como a readequação de máquinas ou de servidor, ou a compra de algum equipamento específico.

Paralelamente ao levantamento de equipamentos, nossa equipe irá estudar como funcionam as rotinas e atividades da sua empresa, tais como: processo de compra e cadastros, funcionamento do setor financeiro, controle de estoque, contabilidade, processos comerciais como vendas e encomendas, entre outras. Tudo será mapeado para que nenhuma necessidade passe despercebida.

Após da etapa de identificação, é hora de planejar como funcionará o projeto de implantação e estipular prazo para cada uma das etapas que dependerá muito da realidade do cliente — se é uma loja nova, se ele já usava outro sistema antes, se existe a necessidade de personalização da solução, etc. Também, é nesta etapa que iremos promover treinamentos a todos os colaboradores que farão uso da ferramenta, como a equipe de vendas, gerentes, compradores e estoquistas.

Ao nos aproximarmos da inauguração ou da entrega da nova solução implementada, faremos junto aos colaboradores uma simulação para garantir que todas as tarefas — desde a primeira abordagem ao cliente, passando pelo fechamento da venda, até a entrega da nota fiscal — aconteçam de maneira fluída dentro do sistema.

Após confirmarmos que tudo está funcionando corretamente, é hora de abrir a loja fazendo uso do novo sistema. É claro que neste momento de grande ansiedade, não deixamos o cliente desamparado. Uma equipe CISS estará presente in loco durante todo o período de adaptação à nova ferramenta.

Além disso, depois do primeiro mês com a ferramenta em operação, oferecemos um serviço de consultoria contábil e fiscal que será feito na empresa do cliente. Nosso time de analistas e contadores irá auxiliar na configuração de processos e cenários fiscais que sua empresa se enquadra, tais como ICMS, PIS e COFINS. Esse acompanhamento, além de presencial, pode ser feito remotamente, cumprindo nosso objetivo de oferecer uma entrega completa ao cliente.

Por último, mas não menos importante, depois de ser tornar nosso cliente, você e sua equipe contarão com uma série de recursos exclusivos, como um time de suporte composto por mais de 140 especialistas e diversos treinamentos e cursos de capacitação no uso das nossas ferramentas.

Investir em um software para loja de material de construção é uma excelente forma de tornar o dia a dia da sua operação mais prático e facilitar a execução das atividades. Como consequência, você consegue perceber benefícios já em curto prazo, como o aumento da produtividade e o ganho em eficiência.

Gostou do artigo e quer conhecer a nossa ferramenta de perto? Entre em contato conosco para conversar com um especialista e agendar uma demonstração gratuita!

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