Como empreendedor, você sabe que contar com um sistema de gestão capaz de organizar os processos e ainda prover dados para ajudar nas tomadas de decisões é fundamental para o sucesso do negócio. Você sabe, no entanto, se é melhor escolher um sistema local ou um sistema online?

Essa decisão pode não ser tão simples, já que existem diversas opções no mercado com diferentes funcionalidades, o que pode confundir você na hora de escolher a melhor solução para a sua empresa.

Selecionamos dicas e informações importantes sobre o assunto neste post. Confira!

Como funciona um sistema local e um sistema online?

A diferença básica entre essas duas funcionalidades é simples: enquanto o sistema local fica instalado nos servidores da sua empresa, o sistema online é fornecido como um serviço de assinatura.

Assim, quando você contrata um sistema online, as informações da empresa ficam hospedadas no servidor do fornecedor. Para ter acesso a elas, você precisa estar conectado à internet. Também é importante saber que todo o suporte e a gestão da ferramenta são oferecidos pelo fornecedor contratado.

Resumindo: o software baseado em nuvem, como também é chamado o sistema online, fica hospedado nos servidores do fornecedor e, como explicamos, o acesso a ele é feito por meio da internet. Para o acesso local, você não precisará do acesso à internet, pois o programa estará instalado nos computadores e servidores da empresa.

Quais são as principais diferenças entre sistema local e sistema online?

Agora que você já sabe como funcionam as ferramentas, confira as principais diferenças entre elas!

Licença de aquisição

Para os sistemas locais, os fornecedores dessa solução cobram um valor único que, de modo geral, costuma ser bastante alto. Em contrapartida, você recebe um link para baixar o arquivo e instalá-lo no computador. Alguns fornecedores ainda enviam o software por pen drive ou CD.

Os sistemas online, de modo geral, têm um valor mais baixo de aquisição, mas cobra-se um valor fixo mensal para que a sua empresa tenha acesso ao sistema.

Segurança dos dados

Quando a ferramenta de gestão é local, todas as informações da empresa ficam salvas e armazenadas exclusivamente no computador da companhia. Alguns gestores consideram essa questão como uma vantagem, pois podem controlar diretamente o acesso às informações do sistema.

Quando o assunto é o sistema online, as informações da empresa ficam armazenadas em servidores externos, ou seja, fora dos computadores da empresa, o que traz diversas vantagens de segurança. De modo geral, os servidores online usam criptografia, conhecida como SSL/HTTPS. Essa tecnologia assegura o tráfego de suas informações, de forma a afastar a ameaça de invasão por hackers.

Outra vantagem para o sistema online é que, como todas as informações ficam em um servidor externo, é possível ter acesso aos dados a qualquer momento e a partir de qualquer computador, de onde quer que você e sua equipe estejam.

Uma questão relevante a destacar é que, caso haja algum problema com os computadores da empresa, todos os dados do sistema são preservados, sem prejuízos, já que eles não ficam instalados na sua máquina.

Flexibilidade

A vantagem de um software local é que você não depende de uma conexão com a internet para acessar a ferramenta. Caso a sua empresa esteja localizada em uma região que apresente problemas com relação ao sinal de Wi-Fi, considerar um sistema local é algo que faz muito sentido.

O sistema online, como adiantamos, demanda o acesso à internet, tendo como vantagem o acesso de qualquer máquina e local, desde que a pessoa tenha um usuário e senha.

Vale a pena ressaltar também que os sistemas online apresentam como vantagem não depender da potência dos computadores da empresa, o que pode significar uma grande economia no longo prazo, já que as máquinas não precisam ser trocadas para a ferramenta funcionar bem.

Atualizações

Para atualizar o sistema local, você precisa baixar um novo arquivo e instalá-lo no computador que abriga o sistema. Na maioria das vezes, aparece uma mensagem no computador alertando sobre a necessidade da atualização e informando que existe uma nova versão disponível. Dessa maneira, é possível que o usuário opte por fazer ou não o download de atualização da ferramenta.

Quando falamos dos sistemas online, as atualizações acontecem em tempo real e usuário pode nem perceber, já que não é necessário instalar um programa na máquina. É comum que as atualizações nos sistemas online sejam feitas fora do horário de expediente e, quando concluídas, os erros são corrigidos sem que você precise instalar nada.

Implementação

No sistema local você precisa contratar uma equipe técnica para instalar o programa em cada máquina, assim como monitorar se possíveis erros e falhas são do sistema local instalado, a exemplo de um ERP, ou do sistema operacional da máquina. Isso representa um custo de manutenção, e você deve considerá-lo no seu orçamento.

No sistema online, todas as atualizações são feitas na nuvem, e para acessar a ferramenta, basta ir até o navegador, digitar o endereço e fazer o login — lembrando que será necessário ter acesso à internet. Logo, você não terá custo de implantação nem de manutenção, pois eles já estão incluídos no serviço contratado.

Afinal, o que é melhor: sistema local ou online?

A resposta para essa pergunta vai depender das necessidades da sua empresa, da facilidade para ter acesso a uma boa conexão com a internet e até mesmo do quanto de capital você tem para investir nessas soluções.

Como mencionamos, os softwares locais costumam ser mais caros, enquanto os softwares online têm um preço mais acessível, mas contam com mensalidade — o que representa um custo fixo. Além disso, você precisa avaliar as funcionalidades de cada ferramenta e analisar aquelas que melhor atendem às necessidades do seu negócio.

Como vimos ao longo desta leitura, o sistema local e o sistema online são capazes de atender às necessidades da sua empresa, e para escolher o melhor, você precisa conhecer bem as demandas da empresa e avaliar os prós e contras de cada ferramenta.

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