Mesa decorada com comidas típicas de festa junina, como canjica, milho, bolo de fubá, pipoca e amendoim, em um ambiente ao ar livre com bandeirinhas coloridas e fogueira ao fundo — representando a atmosfera tradicional do São João nos supermercados.

São João nos supermercados: 7 estratégias para aumentar vendas durante a festa junina

A temporada de festas juninas está chegando e, para supermercados e atacarejos, essa é mais uma grande oportunidade para aumentar o faturamento. O São João, em particular, é uma celebração que movimenta significativamente a economia brasileira. Para ilustrar, basta mostrar, por exemplo, os resultados do São João de Caruaru em 2024 — um dos maiores do país. Segundo informações do Portal CBN, a festividade movimentou R$688 milhões na economia em 72 dias de festa. 

O importante aqui é que esse volume movimentado é produto direto do consumo de produtos típicos. Não à toa, o valor do ticket médio em supermercados aumenta consideravelmente durante este período, com consumidores buscando itens específicos para suas comemorações.

Mas, afinal, como transformar esse potencial em resultados concretos para o seu negócio? Hoje nós iremos explorar 7 estratégias eficazes para maximizar suas vendas durante o período junino!

Sumário

1. Crie uma ambientação temática no ponto de venda

A experiência de compra começa pelos olhos. Transformar seu supermercado em um ambiente que remete às tradições juninas pode aumentar significativamente o tempo de permanência dos clientes e, consequentemente, as vendas.

Logo, é importante investir em elementos decorativos como bandeirolas coloridas, balões, painéis com motivos de festa junina e até mesmo espantalhos em pontos estratégicos da loja. O uso das cores tradicionais (vermelho, amarelo, laranja e verde) cria uma atmosfera festiva que estimula compras por impulso.

Redes de supermercados que investem em ambientações temáticas têm mais chances de aumentar o fluxo de clientes e o ticket médio, criando verdadeiras experiências imersivas. No interior da loja, a ambientação pode ser segmentada, com decorações específicas nas seções de bebidas, cereais, doces e outros itens típicos, por exemplo.

2. Desenvolva um mix de produtos específico

De acordo com um levantamento da Scanntech, as vendas de itens típicos das festas juninas, como doces industrializados, milho de pipoca, coco ralado e amendoim, apresentaram um crescimento de até 28% durante os meses de junho e julho de 2024. Esse aumento reflete a importância da sazonalidade para o varejo alimentar, especialmente em regiões como o Nordeste, onde a cesta junina representou 3,7% das vendas totais do varejo no período. 

Sendo assim, organize gôndolas especiais com todos os ingredientes necessários para receitas típicas:

  • Milho verde e derivados (pamonha, curau, canjica)
  • Amendoim e produtos relacionados
  • Bebidas típicas (quentão, vinho quente)
  • Doces tradicionais (cocada, pé-de-moleque, paçoca)
  • Itens para decoração de festas

Mas, atenção! Não se limite apenas aos produtos tradicionais. A diversificação com versões gourmet, diet, light, sem gluten, ou versões prontas para consumo pode atingir diferentes perfis de consumidores e aumentar o ticket médio.

3. Implemente estratégias de cross-merchandising

O posicionamento estratégico de produtos complementares é uma técnica poderosa para aumentar o valor das compras. Durante o período junino, essa estratégia pode ser ainda mais eficaz.

Alguns exemplos práticos:

  • Posicione leite condensado próximo à canjica
  • Coloque chocolate em pó perto do amendoim
  • Disponibilize copos descartáveis ao lado das bebidas típicas
  • Exponha forminhas coloridas próximas aos ingredientes para bolos e doces

Dica: Displays criativos em formato de fogueira, barraca de festa junina ou balões também podem ser utilizados para agrupar produtos complementares, tornando a experiência de compra mais intuitiva e estimulante.

4. Promova degustações e experiências

Não se deixe enganar: poucas coisas vendem tanto quanto a experiência sensorial. Degustações de produtos típicos não apenas estimulam compras por impulso, como também educam o consumidor sobre novos usos e combinações.

Sendo assim, considere implementar:

  • Estações de degustação de doces e salgados típicos
  • Demonstrações de receitas fáceis utilizando produtos da loja
  • Mini-eventos com música típica nos fins de semana
  • Concursos de receitas juninas com os clientes

Parcerias com fornecedores podem reduzir o custo dessas ações, com muitas marcas dispostas a enviar promotores e materiais promocionais durante o período. Grandes fabricantes de alimentos frequentemente oferecem suporte para ações desse tipo.


Leia também: Datas comemorativas em lojas – 5 dicas para aumentar suas vendas


5. Desenvolva promoções e combos temáticos

Como você já deve saber, combos e kits prontos simplificam a vida do consumidor e aumentam o valor médio das compras. Durante o São João, essa estratégica também é eficaz e pode ser explorada sem receios. Veja abaixo alguns exemplos de combinações que você pode oferecer neste período:

  • Kit completo para quentão/vinho quente
  • Combo para canjica (milho branco, leite condensado, leite de coco, canela)
  • Pacote festa completa (incluindo itens decorativos junto com alimentos)
  • Promoções progressivas (do tipo “leve 3, pague 2” em produtos típicos)

A estratégia de precificação desses combos deve equilibrar atratividade para o cliente e rentabilidade para o seu negócio. Geralmente, uma redução de 10% a 15% sobre o valor dos itens individuais já tem potencial para ser percebida como vantajosa pelo consumidor.

6. Explore o marketing digital e redes sociais

As redes sociais podem — e devem — amplificar o alcance das suas ações para o São João. Logo, neste período, desenvolva uma estratégia digital integrada que aborde essencialmente iniciativas no estilo das que recomendamos abaixo:

  • Criação de conteúdos sobre receitas juninas utilizando produtos disponíveis na loja
  • Realização de concursos de fotos com produtos da sua marca durante festas juninas
  • Desenvolvimento e-books gratuitos com receitas típicas que utilizem produtos do seu mix
  • Uso de canais como TikTok, Instagram Stories e Reels para mostrar a decoração da loja e novidades de produtos

O conteúdo digital deve sempre remeter à experiência física, com dicas de produtos disponíveis nas lojas e ofertas exclusivas para quem mencionar as publicações. A integração entre o digital e o físico é essencial para uma experiência omnichannel eficiente.

7. Capacite sua equipe para vendas sazonais

O fator humano continua sendo um diferencial extremamente competitivo no varejo. Para o período de São João, prepare sua equipe:

  • Realizando treinamentos sobre os produtos típicos, suas aplicações e combinações
  • Orientando sobre abordagens adequadas, sugerindo produtos complementares
  • Preparando a equipe para lidar com o aumento do fluxo de clientes
  • Incentivando o compartilhamento de conhecimento sobre receitas e tradições juninas

Funcionários bem preparados podem, por exemplo, sugerir combinações de produtos que o cliente não consideraria naturalmente, aumentando o valor da compra e a satisfação com a experiência.

São João nos supermercados: uma oportunidade que vai além das vendas sazonais

As festas juninas representam muito mais que uma oportunidade de venda sazonal — são um momento para fortalecer o vínculo com a comunidade e consolidar o posicionamento do seu supermercado como parte da cultura local.

As estratégias apresentadas não apenas impulsionam as vendas durante o período festivo, mas também constroem um relacionamento mais profundo com os clientes, que tendem a valorizar marcas que celebram e respeitam as tradições locais.

Para implementar essas estratégias com eficiência, contar com sistemas de gestão adequados é fundamental. A CISS oferece soluções completas para o varejo, com tecnologias integradas que ajudam seu negócio a ter mais controle sobre gestão de estoque, precificação e campanhas promocionais. Com mais de 35 anos de mercado e atendendo mais de 7.000 lojas em todo o Brasil, a CISS proporciona ferramentas que garantem resultados significativos, como mostram os 97% de satisfação entre seus clientes varejistas, preparando seu supermercado para aproveitar ao máximo o potencial de vendas durante o São João e ao longo de todo o ano.


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