As promoções são grandes atrativos para gerar negócios, movimentam o varejo e fazem o dinheiro circular com objetivo de obter maiores lucros e renovar o estoque.

Ao criar promoções em combos nos supermercados é necessário estar claro para o gestor que a lucratividade será diferente dependendo o modelo escolhido. Para o consumidor não muda absolutamente nada, mas para o fluxo de caixa será absolutamente diferente. Por isso é importante olhar o estoque, quais são os produtos bonificados, produtos com data de validade próxima, produtos com valor diferenciado em parceria com o fornecedor, entre outras situações.

Preparamos algumas dicas e exemplos que podem ser utilizados ao criar um combo de promoções ou tabloides para te auxiliar a gerar o melhor lucro possível em conjunto com excelentes vendas.

1. Produtos bonificados pelo seu fornecedor modelo 1

A bonificação de produtos pelo fornecedor geralmente ocorre quando são lançadas novas marcas no mercado, compra em grande quantidade ou uma bela parceria com o vendedor. Para essas situações uma dica é usa-los como brinde, devido ao produto não ter custo e ainda alavancar as vendas de outro item, como por exemplo, compre 1 Nescafé de 500 G e Ganhe outra unidade de 100 G. Dessa forma o custo do produto vendido não é alterado e a margem não lucro se mantem a mesma, quanto produto recebido como brinde não tem custo e nem lucro na sua contabilização.

2. Produtos bonificados pelo seu fornecedor modelo 2

Existem situações em que o fornecedor em acordo com a indústria, oferece uma bonificação de x unidades a cada Y itens vendidos para o cliente final com vários produtos simulares do mesmo valor, por exemplo: compre 6 refrigerantes e pague 5 (guaraná, sukita e soda possuem o mesmo custo). Para o consumidor final é o mesmo tipo de promoção do modelo 1, mas para o supermercadista é totalmente diferente o cálculo do custo e lucratividade, pois o valor de desconto será rateado entre todos os produtos e consequentemente a lucratividade desses itens é alterada.

3. Produto vendido com quantidade mínima

Uma ideia a ser utilizada é realizar a promoção concedendo determinado desconto ao ser adquirido uma quantidade mínima de um produto, como por exemplo, o valor de venda da caixa de suco é R$ 3,99 a unidade e a cada 5 unidades o consumidor irá pagar R$ 3,50. Nesse caso o valor de lucro também é variado de acordo com a quantidade em cada venda.

4. Produto com reais ou percentuais de desconto

Para estes dois modelos o que muda para o supermercadista é a forma de abordar o cliente, pois é o gestor quem define o valor ou percentual de desconto fixo para cada produto. Esse modelo de promoção é muito interessante para vender produtos que estão com pouca saída ou muito estoque, como por exemplo, compre 2 shampoos e ganhe 10% de desconto ou compre shampoo e condicionador e ganhe R$2,00 de desconto. Ainda podem ser realizadas promoções simples como a cerveja com valor de 2,29 o qual será concedido o desconto de 0,30 centavos a unidade para ser vendida a R$1,99.

Crie Tabloides de Promoções em Massa

Ao criar tabloides de promoções, podem ser levadas em consideração algumas estratégias para aumentar as vendas do supermercado como:

  • Produtos com preços diferenciados para clientes com fidelidade.
  • Aumentar as vendas com determinada forma de pagamento, de acordo com a estratégia da loja utilizando, por exemplo, cartão próprio, cartão de crédito, em dinheiro, etc.
  • Realizar as promoções para quantas filiais desejar, validado o estoque dos produtos e utilizando a mesma estratégia de divulgação.