Recursos Humanos

A pessoa certa no lugar certo

Diminuir os custos com contratações equivocadas e ainda aumentar a produtividade?

Na evolução da administração de empresas a resposta para essa pergunta está diretamente ligada a descoberta e retenção de talentos nas empresas. O grande objetivo neste contexto é enfrentar o desafio de colocar a pessoa certa no lugar certo.

Para atuar com este propósito é imprescindível resgatar nas metodologias de gestão de pessoas o conhecido – C H A –

CONHECIMENTOS – HABILIDADES – ATITUDES

Muito bem. Partimos então da definição básica de que conhecimento é tudo que a pessoa SABE sobre qualquer assunto ou atividade e habilidade é o que ela SABE FAZER.

Até aí tudo bem, afinal, trabalhamos nestas análises de forma quase automática em nossas empresas, definindo qual o grau e intensidade destes dois fatores.

O que pode parecer um tanto quanto confuso e menos assertivo é o terceiro fator, as Atitudes, já que sua definição está relacionada ao QUERER FAZER e que pode estar conectado essencialmente ao comportamento e/ou talento da pessoa, tornando a realização das análises desejadas um terreno mais íngrime para ser explorado.

Ao mesmo tempo, este fator é reconhecidamente o mais preponderante, quando a missão das empresas é colocar a pessoa certa, no lugar certo, sendo assim, conhecimentos e habilidades são atributos que as companhias tem a possibilidade de prover com mais rapidez. Por outro lado, o talento é característico e varia de pessoa para pessoa, tornando natural o surgimento de casos que exijam adaptações ou demandem esforços no desenvolvimento profissional. Esse cenário vai exigir mais tempo e recursos.

Havendo o propósito por parte da empresa em diminuir custos, incertezas nas contratações e ainda, aumentar a produtividade das equipes já existentes é vital a somatória do conjunto de análises de conhecimentos, habilidades e atitudes que cada candidato ou colaborador apresenta, para que dê fato, sejam alcançados melhores resultados para o negócio.

Artigo por:
Aline Dossa
Gerente Administrativa e Talentos Humanos da CISS S.A

Compartilhar

Última modificação em 24 de julho de 2023 10:50

Publicado por
CISS S.A

Posts Recentes

Gestão de pessoas: como contratar, treinar e reter profissionais qualificados?

A gestão de pessoas do seu negócio está contratando e retendo profissionais qualificados? Veja algumas… Ler mais

26 de março de 2024

7 estratégias para a fidelização de clientes no varejo em 2024

No varejo, garantir a fidelização de clientes é essencial. Por isso, separamos algumas dicas para… Ler mais

19 de março de 2024

Como vender pelo Whatsapp: dicas para varejistas

Você ainda não usa a estratégia de vender pelo WhatsApp? Mais de 95% dos brasileiros… Ler mais

12 de março de 2024