O pagamento digital tem conquistado cada vez mais espaço no mercado varejista de todo o país. Com a mudança de hábitos do consumidor e a adesão a novas tecnologias, as transações online são uma opção prática para o cliente e para o lojista, sendo que o comerciante tem a possibilidade de oferecer mais comodidade e opções de pagamento em sua loja.

Quer saber mais sobre pagamento digital e quais são as alternativas para o seu negócio? Continue a leitura deste post!

O que é e como funciona o pagamento digital?

O pagamento digital torna possível fazer transações financeiras entre clientes e empresas usando o ambiente online. Utilizando as plataformas disponíveis, é possível gerenciar as vendas de forma mais simples e segura, ao mesmo tempo em que se oferece mais comodidade para o consumidor, aumentando as chances de vender mais.

Resumidamente, o pagamento digital pode ser entendido como a intermediação de transações financeiras entre as empresas e seus clientes, onde a instituição bancária fornece as informações necessárias para a concretização da compra.

Como implantar o pagamento digital no seu negócio?

Agora que você já sabe o que é o pagamento digital, veja como implantá-lo no seu negócio!

1. Bancos digitais

Os bancos digitais são instituições financeiras que não têm agências físicas, por isso, todas as transações acontecem de maneira online, por meio de aplicativos. Essas são soluções mais baratas e com burocracia reduzida, sendo excelentes opções para empreendedores que estão iniciando o seu negócio.

Os bancos digitais, a exemplo do Banco Original, do Nubank, do Banco Inter, do Next e de outros, são capazes de oferecer diversos benefícios, sendo o mais evidente a possibilidade de abertura de conta Pessoa Jurídica sem custo, ou com uma taxa muito baixa.

Quando a questão é o pagamento digital, esses bancos oferecem boas soluções, como transferências gratuitas e instantâneas, transações por aproximação e QR Code.

Os bancos digitais têm como pontos positivos a possibilidade de gerar boletos gratuitos, o que torna o recebimento de pagamentos mais fácil, em especial para quem vende por encomenda. O Banco Inter e o Nubank são exemplos de bancos que oferecem esse serviço.

2. PagSeguro

O PagSeguro já é velho conhecido dos comerciantes, principalmente devido à tradição das maquininhas de pagamento por cartão. O que pouca gente sabe é que essa instituição também oferece soluções para carteira digital.

Com o aplicativo chamado PayBank, é possível fazer várias transações online, a exemplo da geração de boletos, links de pagamento por aproximação e o pagamento digital. Para utilizar o serviço é preciso criar uma conta digital no PagBank.

Os links de pagamento também são uma boa alternativa para quem faz vendas por encomenda. Isso acontece porque ele permite fazer o envio de um link via WhatsApp, por exemplo, para fazer a cobrança das mercadorias. A vantagem do PagSeguro é que o usuário não precisa baixar nenhum aplicativo para fazer o pagamento.

Para fazer a transação, basta acessar o link e escolher a modalidade desejada, que pode ser operação por débito, crédito, pagamento de boleto e até mesmo consultar o saldo na conta da instituição financeira.

3. PayPal

Um dos primeiros a oferecer a opção de pagamento digital, o PayPal é uma das grandes referências mundiais quando o assunto é pagamento usando plataformas online. Baixando o aplicativo PayPal Mobile, você pode pagar e receber por aproximação usando o QR Code, fazer transferências entre contas, pagar com cartão na modalidade de crédito, gerar boletos, entre outras soluções.

Essa é uma excelente opção para o empreendedor, pois o dinheiro vai diretamente para o seu saldo, podendo ser utilizado em outras operações ou transferido para outra conta bancária.

4. Pagar.me

Para quem procura facilidade para todas as transações dentro de um negócio, o Pagar.me é a solução ideal, principalmente para o empreendedor que atua na internet.

Com ele, você encontra uma plataforma completa para fazer a gestão financeira da sua empresa, sendo possível receber e fazer pagamentos no mesmo ambiente online. Além disso, você encontra o Pagar.me em todos os modelos de negócios, como marketplaces, redes sociais e lojas físicas.

5. Mercado Pago

Plataforma já conhecida pela sua integração com o Mercado Livre, o Mercado Pago também torna possível fazer transações comerciais por aproximação, QR Code, transferências e boletos. Para isso, é preciso acessar o aplicativo Mercado Pago, onde você encontra ferramentas próprias para fazer e receber pagamentos. Essa é uma solução ideal para quem deseja empreender com uma loja virtual, seja de qual segmento for.

Com o Mercado Pago você também pode receber por links de pagamento, sendo bastante simples a sua utilização, principalmente para os comerciantes que estão iniciando o seu negócio. A plataforma oferece acesso simplificado a crédito, mas para isso, você precisa utilizar o serviço por pelo menos três meses.

6. PicPay

O PicPay é o banco que oferece pagamento digital com mais usuários brasileiros, somando mais de 20 milhões de clientes. Para utilizá-lo, o usuário baixa o aplicativo no celular e pode usufruir dos serviços sem taxas, como o pagamento de compras presenciais, a possibilidade de fazer recargas de celular, pagar no crédito, entre outras transações.

O comerciante que cadastra o seu negócio no PicPay pode usufruir dos serviços de QR Code próprio. Assim, é só apresentar o código ao consumidor para receber os pagamentos no formato digital. Também é possível que o cliente pague as suas compras sem o QR Code, localizando o cadastro do seu estabelecimento no aplicativo.

Como vimos ao longo desta leitura, são várias as possibilidades para usufruir do pagamento digital no seu negócio. Para tanto, é preciso escolher a solução que melhor atende às necessidades da sua empresa, além de pensar na diversificação para pagamento, já que isso representa uma comodidade para o cliente. Lembre-se de sempre pesquisar sobre as instituições bancárias e verificar a reputação delas antes de abrir uma conta digital.

Se você gostou de conhecer as 6 alternativas que listamos neste post para adotar o pagamento digital no seu negócio, fique por dentro de 4 vantagens de adotar o Pix no varejo!

Compartilhar