Gestão

Como a organização da loja impacta nas vendas do negócio

Manter a organização na loja é um dos fatores responsáveis por gerar um bom resultado nas vendas e contribuir para o crescimento do negócio. Em função disso, é preciso ter atenção a uma série de detalhes para, além de oferecer um serviço de boa qualidade, colher resultados satisfatórios.

É importante cuidar da organização e do controle porque essa atividade ajuda a gestão a identificar pontos que precisam de melhorias, desenvolvendo ações para melhorar os resultados.

A seguir, mostramos quais estratégias são essenciais para manter o ambiente organizado e proporcionar um impacto positivo nas vendas. Continue a leitura e saiba mais!

Invista no visual merchandising

Cuidar do visual merchandising significa investir na forma de apresentação da loja. Na prática, é preciso fazer um planejamento detalhado com o propósito de desenvolver ações para melhorar a experiência de compra do cliente e fazer com que ele conheça e se identifique com a marca — o que é essencial para aumentar as vendas.

Fazem parte desse processo todos os elementos necessários para uma boa apresentação visual da loja. Isso inclui desde a escolha de quais produtos vão ficar em destaque a outros aspectos, como a sinalização dos corredores da loja, a iluminação etc.

Qualquer fator que possa interferir na venda deve ser bem observado. Fazer a correta precificação dos produtos, por exemplo, também é muito importante. Se o consumidor não conseguir identificar qual é o valor de determinado produto, pode deixar de comprá-lo.

Dessa forma, é preciso observar se todas as mercadorias contam com a devida informação sobre o preço, bem como se o valor e a identificação do produto estão bem sinalizados nas prateleiras.

Trabalhe a valorização de produtos

A disposição dos produtos pela loja deve ser bem pensada para fazer com que os clientes encontrem com facilidade os itens que procuram. Em uma loja de material de construção, por exemplo, onde há uma grande variedade de mercadorias, é preciso ter atenção para que elas fiquem à vista e ao mesmo tempo bem distribuídas.

Além disso, é preciso fazer com que os clientes circulem pela loja, apesar da quantidade de produtos expostos. Para que isso aconteça, prefira posicionar as mercadorias mais procuradas de forma que os consumidores tenham que passar por outras antes. Também utilize a técnica de posicionar produtos que sejam complementares aos mais vendidos. Assim, o cliente pode sentir a necessidade de levar outros itens, aumentando o ticket médio.

Use a experiência do cliente a seu favor

Um bom atendimento é essencial para cativar o cliente e fazer com que ele volte sempre à loja. Dessa forma, é importante oferecer uma boa experiência de compras durante o todo o processo de vendas e também no pós-vendas. Uma forma de fazer isso é oferecer diferentes canais de atendimento para que ele possa se relacionar com a loja da maneira que achar mais fácil e conveniente.

Também é importante conhecer a opinião do cliente sobre a sua experiência na loja. Sendo assim, invista em pesquisas de satisfação para entender quais pontos precisam de algum tipo de melhoria e quais processos tem funcionado positivamente.

Mantenha os profissionais bem treinados

Outro fator importante está relacionado ao conhecimento técnico dos vendedores. Em uma loja de material de construção, eles devem ter conhecimentos específicos sobre os produtos vendidos. Isso acontece porque o setor comercializa uma grande variedade de mercadorias que têm características específicas e técnicas.

Para que o cliente se sinta satisfeito com o atendimento e compre com segurança quando tiver alguma dúvida específica, é necessário que ele perceba que os funcionários são preparados para ajudá-lo a resolver essa questão ou para atender a qualquer outra solicitação.

Priorize a gestão de estoque dos seus produtos

Ter um controle eficiente de estoque é extremamente importante em uma loja de materiais de construção. Quando o cliente não encontra o produto que procura, vai para a concorrência. Isso pode representar a perda da oportunidade de venda de outros produtos também, pois a compra poderia ser maior que a do produto que ele não encontrou.

Para evitar essa situação, é necessário manter um eficiente controle de estoque. O ideal é que as mercadorias sejam acompanhadas desde o momento da compra até que sejam vendidas. Isso significa que além de ter o controle sobre as quantidades mínimas e máximas em estoque, deve-se entender qual é a sua importância para a loja.

É preciso avaliar uma série de fatores, entre eles o tempo necessário para a reposição do item e quais produtos têm mais rotatividade. Dessa forma, é possível estabelecer parcerias com fornecedores e fazer um melhor planejamento de compras.

Outra atividade essencial na gestão de estoque é a execução de inventários periódicos. Essa tarefa é importante para verificar se o estoque físico está de acordo com a quantidade registrada no sistema. Além disso, oferece benefícios como a identificação de rupturas e menos desperdício.

Utilize um ERP para controlar a organização na loja

O uso da tecnologia é um grande aliado para manter o controle do negócio de forma eficiente. A utilização de um software ERP permite a integração entre diversos setores da empresa, o que contribui para ter processos mais otimizados, melhorar a produtividade e muito mais.

As atividades em uma loja de materiais de construção são bastante diversificadas e contam com particularidades específicas, como a necessidade de manter um controle eficiente de entregas, organizar as vendas futuras, controlar as devoluções, etc.

Executar essas atividades de forma manual aumenta o risco de falhas operacionais, além de ocupar muito tempo dos profissionais. A utilização de um software de gestão ajuda a realizar essas tarefas com muito mais segurança e agilidade, o que é fundamental para aumentar a produtividade.

Outra vantagem do software é facilitar a organização e o controle de atividades complementares, como a gestão de compras e estoque. Ao ter um melhor controle sobre a entrada e a saída de materiais, identificando qual é a necessidade de cada item, o processo de reposição se torna mais fácil.

Existem diversas ações que a empresa deve seguir para manter a organização na loja. Atente-se ao visual merchandising, confira a disposição dos produtos e mantenha um controle de estoque. A utilização de um software ERP ajuda a executar essas tarefas com mais agilidade e segurança, aumentando a lucratividade da empresa.

Agora que você já sabe como a organização e o controle de tarefas são importantes para aumentar as vendas, entre em contato com a CISS e saiba como podemos ajudar.

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Última modificação em 8 de março de 2023 17:21

Publicado por
CISS S.A

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