Vamos falar um pouco sobre marketing para supermercados? De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em janeiro de 2019, o setor teve um crescimento acumulado de 6,98% comparado ao mesmo período do ano passado, o que gera uma boa expectativa nos empresários.
Acontece que, como você bem sabe, a concorrência é grande e o consumidor está cada dia mais exigente. Para atrair olhares e convertê-los em vendas reais, é preciso ser estratégico e investir em boas ações de marketing.
Nesse post, você conhecerá 6 maneiras de chamar a atenção dos clientes e fazer o seu empreendimento crescer ainda mais. Confira!
Os supermercados fazem parte do cotidiano das pessoas. Por comercializarem bens essenciais para a sobrevivência humana, visitas semanais e mensais são bem comuns e garantem um faturamento estável ao negócio.
Apesar disso, essas empresas precisam enfrentar um grande desafio: conquistar e fidelizar sua clientela. Afinal, com tantos concorrentes no mercado, é imprescindível encontrar um diferencial e atrair seu público.
É nesse ponto que o marketing mostra todo o seu valor. Quando bem executado, ele destaca as qualidades do negócio e convence o consumidor a fazer suas compras ali.
É importante observar que nenhum negócio sobrevive sem clientes e que as ações de marketing são fundamentais para o engajamento de um público. Ou seja, se você deseja um crescimento estável e duradouro, é bom começar a planejar e investir em campanhas de sucesso.
Agora que você já entendeu que sem o marketing seu supermercado terá muitas dificuldades para se manter rentável, é hora de conhecer as melhores estratégias de marketing para o seu negócio.
Nós reunimos 6 boas práticas que aumentam a sua visibilidade e poder de atração e, por isso, garantirão boas vendas. Anote-as aí!
Não há como falar em estratégias de marketing sem a definição de um público-alvo. Isso porque todas as suas ações devem ser planejadas pensando no seu cliente.
Se o seu público é formado, predominantemente, por mulheres, com idade acima de 20 anos e de classe média, por exemplo, a linguagem utilizada, as promoções e até o modo de abordagem serão direcionados a elas.
Isso garante um diálogo mais eficiente, ajudando-o a convencer seus clientes a comprarem em seu supermercado. Lembre-se: quem não sabe o que quer acaba perdendo o que tem! Portanto, é preciso ter o foco de suas ações bem definido.
Um supermercado sujo e desorganizado gera um efeito negativo em suas vendas. Não adianta pensar em ações de marketing sem garantir que o espaço seja harmonioso e convidativo.
Quando o consumidor chega no local, precisa se sentir bem e acreditar na credibilidade e confiança do negócio. No que se refere à estrutura física, aposte em corredores amplos, para que os carrinhos possam se locomover facilmente, e não se esqueça de garantir que a ventilação e iluminação são adequadas.
Outra boa prática de merchandising para supermercados diz respeito aos produtos expostos. Se você tem um hortifruti, por exemplo, garanta que as frutas e verduras estejam limpas e bonitas. O mesmo acontece com o açougue e a padaria.
Um supermercado com uma identidade visual transmite uma boa impressão aos seus consumidores. Em geral, isso é associado a profissionalismo, competência e sucesso e, claro, você não pode ignorar esse fator.
A ideia é investir em um nome interessante e único, em uma logomarca bonita e em cores padronizadas. Faça com que o ambiente seja visto de maneira uniforme, desde a cor das prateleiras utilizadas até a fachada e as sacolas plásticas.
Quanto mais harmoniosa for a identidade do seu negócio, mais atrativo ele será. Afinal, não dizem que a primeira impressão é a que fica?
Outro aspecto que deve ser analisado com muita atenção e que também é considerado uma ação de marketing é a organização do layout das gôndolas. Isso precisa ser feito de maneira estratégica, avaliando diversos detalhes. Confira algumas dicas:
Já pensou em investir em promoções diversificadas para cada dia da semana? Esse tipo de estratégia atrai o público e garante um bom movimento ao negócio. Você pode trabalhar, por exemplo, com:
Perceba que, durante toda a semana, seus clientes terão um motivo para aproveitar as promoções. Lembrando que o simples fato de fazer com que ele vá até o negócio já é uma oportunidade, pois as compras por impulso podem ajudar você a vender mais.
Você sabia que as cores têm o poder de atrair a atenção do consumidor e estimulá-lo a comprar? Essa é uma poderosa técnica de neuromarketing e pode ser muito útil para o seu supermercado.
Em resumo, cada cor está ligada a uma emoção e pode ajudar a transmitir uma mensagem. Por isso, sempre que for pensar em um anúncio publicitário ou até mesmo na decoração de seu negócio, é interessante avaliar o impacto dessa escolha. Veja alguns exemplos:
Viu só como o marketing para supermercados é uma das ações mais importantes para o sucesso de seu negócio? Ainda que você trabalhe com produtos de qualidade e pratique um bom preço no mercado, é preciso atrair clientes e expor seus diferenciais.
Ações de merchandising, neuromarketing e marketing são fundamentais para qualquer empresa, mas ganham uma importância ainda maior em setores de alta competitividade. Por isso, aproveite bem as dicas apresentadas e comece a aplicá-las agora mesmo!
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