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iFood para supermercados: 4 passos para utilizar o aplicativo

iFood para supermercados: você sabia que o aplicativo também abrange esse tipo de estabelecimento? O sucesso do app no mercado pode ser justificado pela sua praticidade. De qualquer lugar que a pessoa esteja, existe a possibilidade de pedir almoço, jantar ou um lanche. Depois de consolidado no mercado, o app passou a abranger também os supermercados, oferecendo a possibilidade de os clientes fazerem suas compras do dia a dia sem sair de casa.

Elaboramos este conteúdo para que você confira um passo a passo para começar a vender no aplicativo, além de conferir alguns pontos necessários para se atentar antes de adotar o uso do app. Confira!

Como utilizar o serviço do iFood?

A seguir, selecionamos algumas das principais dicas para que você comece a utilizar o iFood para supermercados. Confira!

1. Cadastre as informações

O primeiro passo é cadastrar as informações necessárias. Para isso, basta entrar no site do aplicativo, apresentar seu CNPJ e sua conta bancária para o recebimento das vendas. Você ainda precisa contar com um computador com Windows (pelo menos a versão 7) ou celular Android, além de sistema de PDV ou ERP com integração para o SiteMercado.

Outros pontos que você precisa se atentar antes de realizar o cadastro são:

  • dispor de uma equipe que vá fazer o controle do aplicativo — o prazo apresentado no aplicativo deve ser cumprido para garantir a satisfação do cliente;
  • procurar sempre aprimorar o atendimento ao cliente;
  • avaliar quais são os itens que vão estar presentes no aplicativo ou se você vai disponibilizar todo o catálogo.

2. Entenda os planos disponíveis

Outro ponto que merece a sua atenção está relacionado aos planos do iFood. Primeiramente, entre no site do iFood, faça seu cadastro e informe os dados necessários. Depois, basta escolher o plano que melhor se adapta à sua realidade.

No plano básico, a entrega é feita por você, tem a taxa de comissão, e há um valor de 3,5% em cima de pedidos com pagamento feito por meio do app. Se você não gostar da experiência, pode cancelar quando quiser.

No plano “Entrega”, além da entrega ser feita por entregadores parceiros, a comissão é cobrada apenas pelos pedidos (sem incluir a taxa). Também há a possibilidade de cancelar quando quiser.

3. Aguarde a validação de dados

Após o envio das principais informações, o iFood vai avaliar os dados. Para concluir essa validação das informações bancárias, por exemplo, é preciso realizar a transferência de R$ 0,01. A ferramenta também avalia seu logo e os produtos que você vai disponibilizar no aplicativo.

4. Entenda sobre o gerenciamento dos produtos

O iFood disponibilizará ao usuário o Extranet do SiteMercado, local onde vai fazer todo o gerenciamento das principais informações do supermercado. A ferramenta vai:

  • visualizar os produtos e o histórico do estoque, disponibilizando ao cliente apenas aqueles itens que você realmente têm disponíveis na sua loja;
  • verificar o histórico de itens que estavam em alta;
  • realizar a manutenção de corredores de produto;
  • analisar o tempo de coleta dos pedidos.

No SiteMercado Receptor de Pedidos (SMR), você receberá todos os pedidos e fará a gestão de entregas. No SiteMercado Coletor (SMC), você vai registrar os itens e as rupturas de cada um dos pedidos, vai atualizar a localização de produtos dentro do supermercado e verificar o histórico dos itens vendidos.

Por que o iFood deve ser visto como uma “solução de entrada”?

Apesar de trazer muitos ganhos para o supermercado, o iFood deve ser visto apenas como uma solução de entrada. Por meio do aplicativo, o supermercado terá o pagamento garantido. Normalmente, leva em torno de 30 dias para que o depósito seja feito na conta bancária do estabelecimento. A taxa cobrada pela ferramenta é de 12% em cima de suas vendas, sem a cobrança de uma mensalidade.

Outro ponto de destaque quanto à ferramenta é a publicidade facilitada. Nela, você terá visibilidade para fortalecer o nome do seu supermercado, o que garante economias de recursos com outras divulgações (anúncios, por exemplo).

Porém, essa solução deve ser vista apenas como o ponto inicial de sua estratégia, justamente para que as pessoas entendam que você realiza esse tipo de serviço (entrega feita por pedidos online). A primeira desvantagem está relacionada ao fato de o negócio depender exclusivamente do iFood. Você não saberá quem são os seus clientes, pois a marca impede o acesso a esses tipos de informação.

Ou seja, a equipe não terá a oportunidade de contar com o mailing de seu público — sempre que quiser fazer alguma campanha promocional destinada aos clientes, você não contará com as informações necessárias para enviar à sua base.

Outras oportunidades do mercado além do iFood

Ao buscar um app próprio, você tem a chance de encontrar soluções no mercado que vão além desse diferencial, trazendo possibilidades de gestão, de acompanhamento das vendas e a garantia de controle de estoque do estabelecimento.

Além disso, a empresa tem a oportunidade de gerenciar pedidos, produtos e promoções, de forma simples, prática e intuitiva. Mais do que apenas oferecer a oportunidade aos seus clientes de realizar os pedidos no conforto de sua casa, há a possibilidade de a tecnologia se transformar em uma importante aliada de seu dia a dia, tanto na administração do negócio quanto na satisfação de seu público.

Essas possibilidades também contam com facilidades no momento do cadastro. Basta oferecer as principais informações, configurar a loja e os seus produtos e começar as suas vendas!

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos diferenciais do iFood para supermercados, alguns passos importantes para divulgar os seus produtos e dicas para continuar progredindo com as suas vendas, aumentando o ticket médio. Seja qual for a solução adotada, o ideal é contar com um bom planejamento, entender as particularidades das ferramentas e preparar a sua equipe para essas mudanças (garantindo um bom atendimento).

Por meio dessa porta de entrada para o delivery, certamente a sua empresa alcançará melhores resultados. E se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre outras possibilidades para o seu supermercado, entre em contato conosco, converse com nossos atendentes e tire suas dúvidas!

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Última modificação em 8 de novembro de 2022 11:44

Publicado por
CISS S.A

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