Atualizar os preços de mercadorias em um supermercado pode ser uma tarefa muito mais simples e rápida se contarmos com a ajuda de novas tecnologias. As etiquetas eletrônicas, por exemplo, surgiram para eliminar de vez diversas atividades e custos envolvidos nesse processo.

Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, já que elas dispensam o uso de papel, sua utilização proporciona diversos benefícios, como a diminuição de erros operacionais, a redução de custos, a melhor organização dos produtos, além de facilitar a atualização das informações sobre cada item.

A seguir, mostramos como essa tecnologia funciona e 7 vantagens de sua utilização. Boa leitura!

Entenda o que são as etiquetas eletrônicas

Basicamente, as etiquetas eletrônicasElectronic Shelf Label (ESL) — são pequenos dispositivos com display luminoso e digital que exibem informações diversificadas sobre determinado produto, entre elas, o código de barras, a descrição do item, o preço correspondente e imagens. Além disso, existem modelos que oferecem a tecnologia NFC, que permite a comunicação com o smartphone do consumidor.

Trata-se de uma tecnologia muito mais eficiente do que as conhecidas etiquetas de papel, que devem ser impressas e trocadas sempre que houver uma atualização em qualquer informação do produto. Isso causa diversos transtornos, pois elas podem ser extraviadas da gôndola do supermercado, além de haver a necessidade de que algum colaborador realize essa atividade sempre que necessário.

A etiqueta eletrônica contém uma bateria interna de altíssima durabilidade, garantindo a exibição constante das informações. O grande diferencial das etiquetas é que elas se comunicam com o sistema de gestão, portanto, qualquer atualização é feita instantaneamente, o que agiliza a remarcação de preços.

Ela também contém um rastreador para identificar com precisão a sua localização na loja, o que ajuda os consumidores a encontrarem os produtos, além de contribuir para a organização e gestão das mercadorias.

Confira 7 vantagens de utilizar essa tecnologia

O uso das etiquetas eletrônicas em estabelecimentos comerciais proporciona diversos benefícios às empresas e aos consumidores. Confira os principais deles a seguir.

1. Redução de erros

Um problema comum em supermercados é a divergência de preço, ou seja, o consumidor encontra um valor definido na gôndola e outro ao passar pelo caixa. Além do prejuízo por ter que praticar o preço mais barato, há o transtorno para os consumidores em função da espera até que algum colaborador avalie e resolva a inconsistência dos preços.

Isso geralmente acontece pelo esquecimento da troca da etiqueta de papel com o valor atualizado. O uso da etiqueta eletrônica elimina todos esses problemas, pois o valor exibido na gôndola estará sempre sincronizado ao valor inserido no sistema.

2. Melhor visibilidade

Outro problema comum, que acontece com o uso das etiquetas de papel, é a falha na impressão ou o desgaste natural, que apaga parte das informações. Isso pode trazer prejuízos para a venda se o consumidor deixar de levar o produto por não conseguir identificar o preço.

Como mencionamos, as etiquetas eletrônicas contêm um display luminoso e digital. Assim, as informações estão sempre visíveis e são fáceis de localizar. Dessa forma, os consumidores têm mais conforto ao consultar os preços dos produtos.

3. Sustentabilidade

Imagine o quanto é gasto de tinta para impressora e etiquetas de papel a cada vez que uma rede de supermercados realiza um final de semana promocional?! Além da impressão para o período de menor preço, há a necessidade da troca de etiquetas para o retorno ao valor original. É grande o consumo desses itens que, posteriormente, serão descartados no lixo.

Existem inúmeras ações desenvolvidas pela indústria e pelo comércio para reduzir o consumo de papel com a finalidade de preservar o meio ambiente. Uma delas é a utilização de etiquetas eletrônicas, pois todo o consumo de papel e o processo de impressão serão evitados, já que as atualizações dos preços são feitas automaticamente.

4. Layout moderno

Outra vantagem de utilizar essa tecnologia é a possibilidade de criar etiquetas personalizadas, pois seu layout é moderno e flexível. É possível utilizar cores, fontes e tamanhos diferenciados, o que permite chamar a atenção do consumidor para preços promocionais.

Existem diversos modelos de etiquetas eletrônicas no mercado. É possível escolher alternativas que exibam imagens do produto, por exemplo, o que garante mais destaque na gôndola. Também há a alternativa de exibir um QR Code que corresponde a um endereço na internet, em que a loja pode oferecer mais informações sobre cada item.

5. Aumento da segurança

É comum o extravio de etiquetas de papel nas gôndolas do supermercado, o que prejudica o consumidor na hora da compra e, como consequência, compromete as vendas.

Existem diferentes formas de instalação das etiquetas eletrônicas, pois há a opção de fixá-las com parafusos, com fitas dupla face ou em trilhos e suportes apropriados para elas. Dessa forma, há a segurança de que as informações sobre os produtos estarão sempre disponíveis para o consumidor.

6. Gerenciamento centralizado

Uma das principais vantagens de utilizar as etiquetas eletrônicas é a realização do controle centralizado dos preços. Por meio do software, é possível alterar rapidamente os valores dos produtos. Isso proporciona outros benefícios, como a facilidade de realização de promoções relâmpagos, a eliminação da necessidade de alterações diretamente nas gôndolas e muito mais.

7. Mais velocidade na alteração de preços

Muitas vezes, é preciso realizar o reajuste de preços de grande parte das mercadorias, senão em todas, o que requer um empenho considerável dos colaboradores caso a loja utilize etiquetas de papel. Ao utilizar a versão eletrônica, essa tarefa é realizada rapidamente, o que proporciona mais agilidade e a segurança de que os produtos estão com os preços atualizados.

Saiba o que é preciso para trabalhar com etiquetas eletrônicas

A implantação de etiquetas eletrônicas é mais uma etapa no processo de automação comercial. É preciso fazer a instalação de alguns equipamentos eletrônicos, como as próprias etiquetas, algumas antenas de transmissão para captar a localização das etiquetas na loja e transmitir essas informações, além do software de controle, que permite a integração com outros sistemas, como um ERP.

A utilização das etiquetas eletrônicas em supermercados funciona como mais um atrativo para o consumidor, pois facilita a obtenção de informações sobre os produtos. Além disso, elas geram diversos benefícios à loja, como a redução de erros operacionais, o gerenciamento centralizado das informações e a agilidade na alteração de preços.

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