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Datas comemorativas em lojas: 5 dicas para aumentar suas vendas

Quando se pensa em datas comemorativas em lojas, logo vem à mente oportunidades para alavancar as vendas. Afinal, mesmo que determinadas celebrações não estejam diretamente ligadas ao perfil dos clientes, é provável que amigos e familiares deles possam ser presenteados nestas ocasiões especiais.

Seja no dia das mães ou dos pais, dia da criança ou dos namorados, o fato é que é preciso estar preparado para tirar o melhor proveito possível das datas comemorativas, que movimentam fortemente o comércio no Brasil.

Siga em frente para conferir as 5 dicas que preparamos!

1. Adote estratégias de merchandising no PDV

É fundamental preparar o ponto de venda para receber os clientes e chamar sua atenção para a data comemorativa em questão. Colocar os produtos direcionados para esse período em lugares de destaque, como nas vitrines, é fundamental. Apostar em peças como displays, totens, adesivagem especial e outros materiais que ajudem a seduzir o consumidor também pode fazer uma grande diferença!

A própria degustação de produtos pode ser interessante. Por mais que os consumidores a serem atingidos pela campanha sejam os pais, cônjuges ou filhos do cliente em si, a experimentação pode ser um atrativo e exercer um forte poder de convencimento na hora de ele ou ela se decidirem pela compra.

Adotar o cross merchandising também pode ser bastante lucrativo. Isso significa disponibilizar produtos complementares à oferta principal de forma bem próxima, estimulando que o cliente leve o “pacote completo” para casa. Por exemplo, em um setor no qual sejam vendidas camisas de times de futebol, pode-se colocar à disposição meias, chuteiras e bolas, de forma que o cliente tenha acesso a uma série de produtos que o interessem.

2. Crie kits de produtos de acordo com a data

Essa estratégia é bastante usada pelos comerciantes, justamente por ter alto potencial de ser bem-sucedida. A criação de kits de produtos não só é atrativa para os clientes pela oportunidade de levar para casa um presente já pronto, com uma decoração especial, como também pelo potencial que tem de movimentar o estoque dos proprietários de lojas.

Por exemplo, montar um kit com sabonetes, shampoos, cremes e outros itens de beleza que não têm muita saída sozinhos, mas que podem se tornar mais atraentes em conjunto — principalmente com uma embalagem bacana — ajudam a vender itens que fatalmente seriam descartados.

Fique atento, no entanto, para montar kits que estejam alinhados à data. De nada adianta usar produtos atrativos para pessoas mais velhas se a celebração do momento é o dia da criança, assim como ofertar itens infantis em uma data adulta também não tem efeito positivo.

3. Treine a equipe de atendimento

O atendimento sempre deve ter um nível de excelência em qualquer estabelecimento. No entanto, em períodos de datas comemorativas, é fundamental estar atento aos detalhes referentes aos produtos comercializados em maior quantidade.

Proporcionar à equipe informações precisas, tanto a respeito de características dos itens que compõem a oferta da campanha quanto em relação a quantidades, possibilidade de troca, validade e demais questões que possam surgir, é essencial.

Receber bem os clientes e entender sua preocupação em presentear as pessoas amadas com produtos de qualidade também é fundamental. Exercer a paciência, cordialidade e, é claro, uma boa capacidade de negociação também é parte importante do trabalho!

Nas datas comemorativas em lojas, também é interessante avaliar a contratação de promotores de vendas. Durante períodos específicos, a presença de profissionais mais especializados em determinados produtos pode fazer a diferença para converter mais atendimentos em vendas. Sua capacidade de explicar o funcionamento ou potencial de determinados itens torna a experiência mais completa para muitas pessoas, que às vezes deixam de comprar por insegurança ou falta de conhecimento.

4. Invista na divulgação da loja

Mais do que a divulgação corriqueira do dia a dia, propagandear ofertas, promoções e campanhas específicas em datas comemorativas é fundamental para qualquer loja. Mesmo que o orçamento seja curto, é possível apostar com força nas redes sociais, com atualizações constantes no Facebook, Instagram e Twitter! Enviar mensagens para os clientes via WhatsApp também é uma alternativa barata e bastante eficiente para atraí-los em períodos de datas comemorativas em lojas.

5. Planeje-se!

É claro que todas as dicas anteriores só valem para quem se planejou muito bem para atender seus clientes durante as datas comemorativas. É fundamental se preparar, garantindo que o estoque será adequado para a demanda. Uma forma de fazer isso é analisando os números de cada data nos anos anteriores. Claro que cada ano é diferente, mas é possível ter uma boa base em relação ao aumento na procura de itens em cada momento.

Preparar o ambiente da loja e a própria equipe para que possam atender a maior quantidade de clientes que estarão presentes é igualmente importante. De nada adianta atrair mais pessoas para a loja e não ter condições de recebê-los adequadamente. Lucrar é importante, mas prestar um atendimento encantador, que faça com que o cliente retorne outras vezes, é o que torna qualquer negócio sustentável.

Outro fator decisivo para o sucesso de uma campanha em datas comemorativas é estipular indicadores de performance e de vendas, acompanhar o desempenho de saída de todos os itens e procurar entender ao máximo o comportamento dos consumidores. Ficar atento às tendências do mercado também é essencial. Lembre-se de que há produtos que entram e saem de moda, e o que foi sucesso em anos anteriores não significa boas vendas na atualidade.

Entendeu quais são as melhores estratégias e dicas para aumentar as vendas nas datas comemorativas em lojas? Como mencionamos, é fundamental uma preparação e planejamento adequados, com antecedência, para garantir que os melhores resultados serão atingidos.

Ou seja, não adianta preparar uma campanha de Natal uma semana antes da data, afinal, é preciso tempo para adequar a ambientação, treinar a equipe e avaliar a necessidade em relação ao estoque.

Esperamos que você tenha gostado das dicas sobre datas comemorativas em lojas. Para continuar antenado em nossos conteúdos, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

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