Ir além da sua proposta principal de mercado pode ser uma vantagem. Entre as opções de serviços, a de correspondente bancário é uma das principais. Nesse modelo, estabelecimentos variados, principalmente supermercados, atuam intermediando serviços entre pessoas e bancos. Entre essas possibilidades estão o recolhimento do pagamento de boletos e a abertura de contas.

Por mais que esse serviço demande esforços e organização, ele pode também ser muito vantajoso. Cabe aos estabelecimentos estudarem a possibilidade de serem correspondentes e, a partir disso, planejarem ações para gerar mais vendas e movimento nas lojas. Mais do que ser um correspondente, é importante definir com quais bancos a parceria pode dar mais certo.

Neste post, mostraremos de que maneira ser um correspondente bancário pode ser interessante para o seu estabelecimento. Confira a seguir!

Por que é vantajoso ser correspondente bancário?

Um estabelecimento que se torna correspondente bancário tem muitas vantagens a conquistar. Listamos algumas das principais e explicamos como elas podem ser interessantes. Dê uma olhada!

Atração de novos clientes

Novos clientes são sempre importantes em qualquer segmento de negócio. Supermercados precisam conquistar cada dia mais uma nova clientela, e há muitas estratégias para conseguir isso. Sem dúvidas, ser um correspondente bancário ajuda muito a ter um fluxo de pessoas conhecendo o seu negócio.

Isso acontece porque muitos novos cliente só chegarão ao seu mercado devido aos serviços bancários oferecidos. Esse é o primeiro passo para que os consumidores aproveitem também o que você vende, além dos serviços de correspondente. Quando tudo é centralizado em um só ambiente, fica mais fácil vender.

Aumento do fluxo de pessoas no estabelecimento

O sonho de todo lojista é ver seu estabelecimento cheio, não é mesmo? Isso sempre vai significar muito mais oportunidades de venda e, de modo geral, potencialização do faturamento. Por mais que os serviços de correspondente bancário não gerem lucros, há uma questão importante envolvida: eles atraem mais pessoas para o seu negócio.

Pense na rotina de uma pessoa comum qualquer, ou seja, seu consumidor. Ela precisa ir até o seu supermercado para realizar um serviço bancário e, ao chegar lá, se depara com uma promoção. Para essa pessoa, será muito conveniente sair para resolver uma questão e, de quebra, aproveitar uma boa oportunidade de compra.

Situações como essas e muitas outras só são geradas porque há um fluxo intenso de pessoas no estabelecimento. Nesse sentido, a oferta de serviços bancários é importante e decisiva!

Melhora do relacionamento com o consumidor

Agradar ao perfil do consumidor 4.0 não é uma das missões mais fáceis, mas é algo importante, afinal, essa é a nova realidade para as empresas, então elas devem estar atuando em alto nível. Quando pensamos nos tempos atuais, é importante dar destaque ao relacionamento com o consumidor. Isso é algo que vai muito além dos preços.

Quando estabelecimentos oferecem mais do que se espera deles, há uma conveniência maior para quem frequenta esse lugar. Isso acontece porque, se o cliente vai ao seu supermercado fazer compras de mês e descobre que também pode pagar suas contas no mesmo lugar, ele poupa tempo e dinheiro (com deslocamento, estacionamento de carro e etc.). Essa possibilidade deixa o seu consumidor muito satisfeito, e ele saberá reconhecer esse esforço.

No longo prazo, a tendência é que os estabelecimentos que também sejam correspondentes bancários se tornem mais qualificados, facilitando a conquista de uma clientela fiel.

Como prestar um bom serviço como correspondente bancário?

Para aproveitar todas as vantagens de ser um correspondente bancário, é necessário prestar um serviço de boa qualidade. Confira, a seguir, como o seu estabelecimento precisa se preparar e qual deve ser o foco da oferta.

Ofereça serviços populares

A atuação do seu negócio como correspondente bancário precisa fazer sentido para o grande público que frequenta o supermercado. A melhor maneira de alcançar o sucesso é oferecer serviços básicos e populares, ou seja, aqueles de que todo mundo mais precisa. Entre os principais, estão:

  • créditos (empréstimos bancários);
  • pagamento de contas de energia, água, gás, entre outras;
  • abertura de conta bancária;
  • solicitação de cartão de crédito.

Um ponto importante a ser considerado é o público-alvo do estabelecimento. De acordo com quem frequenta o local, diferentes serviços podem fazer mais sentido para essas pessoas. O ideal, portanto, é moldar essa oferta de maneira que ela seja interessante para os clientes.

Crie uma sublocação para os serviços

Se você é um correspondente bancário, a instituição parceira também pode pagar parte dos custos de administração do negócio, ou simplesmente a locação do espaço. Essa é uma forma interessante de fechar negócios que sejam vantajosos para ambos os lados.

Nesse caso, ao mesmo tempo que você oferece um serviço interessante ao público, consegue reduzir seus custos.

Toda parceria pode ser conduzida de maneira que seja interessante para as duas partes. O ideal é sempre alinhar um modelo que faça sentido para seu negócio e para a instituição bancária. A sublocação é uma forma recorrente e que pode funcionar bem.

Divulgue os serviços

Não se esqueça de divulgar os serviços bancários que o seu negócio passará a oferecer. Isso é importante para que os clientes saibam o que podem encontrar no seu estabelecimento, além do que eles já estão acostumados.

Dar destaque ao seu parceiro de negócios é benéfico para os dois lados: enquanto eles terão mais clientes aproveitando os serviços, você vai gerar mais fluxo de pessoas para a loja. Isso só é possível se você trabalhar com a divulgação, sempre em parceria com a instituição.

Essa divulgação pode ser feita por meio de banners e de marketing digital. Não se esqueça também de solicitar ao parceiro bancário que inclua seu estabelecimento na lista de locais de atendimento em sites e outros documentos dessa empresa.

O papel de correspondente bancário não gera lucro direto, mas tem como consequência o aumento de fluxo de pessoas no seu negócio. Além disso, ter sua marca associada a uma grande instituição muda a percepção do consumidor sobre a empresa. Dessa forma, só vantagens podem ser aproveitadas dessas parcerias!

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