Para que se tenha um empreendimento de sucesso, seja no varejo ou no atacado, é de muita importância zelar pela otimização de todos os processos, e um deles é o controle de vendas.
Ter domínio dessa etapa da gestão é indispensável para garantir uma boa administração do orçamento e dos fluxos financeiros do negócio. Isso porque é a partir das informações obtidas com o controle de vendas que o empreendedor pode gerar relatórios que o ajudem a entender melhor seu capital de giro.
Deseja saber como o controle de vendas pode ajudar a administrar melhor o seu empreendimento? Continue a leitura!
Para que serve o controle de vendas?
O controle de vendas existe há muito tempo — ainda que fosse feito manualmente, em cadernos ou livros de caixa. Por mais que esse método tenha sido eficaz no decorrer da história, o avanço da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor levaram à necessidade de alterar a dinâmica da organização e de se modernizar, para acompanhar o mercado.
O controle de vendas tem o objetivo de zelar pela gestão de todos os produtos comprados pelos clientes. Muitas vezes, por acreditar que esse procedimento não tem muita importância, o gestor — a fim de checar quais produtos estão em falta no estoque — pode se limitar a olhar as prateleiras e fazer anotações. No entanto, nem de longe esse é o comportamento ideal.
Realizar manualmente o controle de vendas pode acarretar em muitos erros. Se, por exemplo, houver alguma diferença entre a verba do caixa e a gestão do estoque, pode ser que você não consiga identificar onde ocorreu o problema.
É por esse motivo que, o ideal é optar por um sistema informatizado de controle de estoques. Atualmente, os softwares disponíveis no mercado podem otimizar muito seu tempo, já que realizam os fechamentos de compras e permitem buscar qualquer informação sobre uma venda realizada em determinado período, seja em um dia, mês ou ano.
Mas, além de contar com a tecnologia, você também precisa ficar atento a outros detalhes na hora de realizar o controle de vendas. Confira a seguir 5 dicas importantes.
1. Registre todas as operações
Para fazer um controle preciso das vendas, todas as informações dos produtos precisam ser acompanhadas. Sendo assim, registre por completo cada item que sai da sua loja, considerando:
- preço unitário;
- produtos vendidos;
- forma de pagamento escolhida pelo cliente;
- cadastro dos dados do cliente.
Com essas informações em mãos, o empreendedor consegue perceber quais produtos são mais vendidos, qual é a forma de pagamento mais escolhida pelos clientes etc. Assim, você pode, por exemplo, dar desconto em itens que estão parados e incentivar os consumidores a optar por outras formas de pagamento.
2. Faça o mapeamento do fluxo de vendas
Na atualidade, com as margens de lucros do varejo cada vez menores, é essencial trabalhar com constantes reduções de custos e previsões para conseguir competir no mercado. O controle de vendas ajuda nisso, uma vez que fornece informações que auxiliam o gestor a preparar as estratégias do negócio conforme as demandas dos clientes.
Veja algumas situações que você deve observar.
- Em qual dia da semana e horário acontece a maior parte das vendas?
- Quais datas comemorativas temos ao longo do ano?
- Qual é a prática de compra do cliente?
- Que motivos me levaram a perder vendas em determinado período?
3. Conheça o cliente
Ficar atento a essa questão também é muito importante. Procure entender a necessidade dos seus compradores, conheça os arredores do seu empreendimento e faça pesquisas de satisfação, sempre no intuito de aplicar no planejamento de vendas os dados obtidos.
Além disso, ofereça treinamento aos seus funcionários. Utilize as informações que o controle de vendas oferece para capacitar a sua equipe e ajudá-la a desenvolver novas habilidades. Todos devem estar cientes, por exemplo, da necessidade de manter todas as informações de vendas e de clientes atualizadas.
4. Cheque periodicamente o controle de vendas
Para se chegar a um controle de vendas eficiente, a conferência dos processos deve ser constante. Para nenhuma informação lhe escapar, não deixe de fazer de tempos em tempos relatórios informativos sobre saída de cada produto, volume total de vendas por período, lucratividade etc.
Uma boa estratégia é trabalhar com metas de vendas, as quais também devem ser acompanhadas constantemente. Procure, por exemplo, fazer um quadro das metas, para todos controlarem se os objetivos foram ou não atingidos.
Não deixe de incentivar e premiar os colaboradores que tiverem melhor desempenho. Isso mantém a equipe motivada e contribui para o engajamento de todos.
5. Invista em um bom software
Como já foi dito, investir em um software de gestão é muito importante para organizar todas as informações do seu negócio e integrar todas as etapas de vendas, desde o estoque à saída dos produtos. Contar com a tecnologia é o jeito mais eficaz de entender o desempenho do empreendimento e o andamento das finanças, a fim de sempre inovar e criar novas oportunidades.
O controle de vendas também ajuda o gestor a ter certeza de quais estratégias adotar em cada período. Se no ano anterior determinado produto ficou em falta no natal ou no final do ano, é possível se organizar melhor da próxima vez, certo?
Se a empresa não exerce um controle regrado sobre as vendas, o departamento financeiro não consegue avaliar os lucros e prejuízos com a precisão necessária. Sem essa informação, é grande o risco de a empresa perder o controle dos gastos e amargar prejuízos.
Para finalizar, ressaltamos que, para manter um controle de vendas eficaz, é muito importante registrar todos os dados de forma precisa, manter atualizados os relatórios e conferir tudo periodicamente. Analise os números com cuidado, sempre tendo em mente que o valor total das vendas não corresponde ao lucro. Além disso, procure não assumir riscos desnecessários e trabalhe de perto com o setor financeiro, para que cada passo seja certeiro.
Agora que você sabe da importância do controle de vendas, entre em contato com a CISS e conheça os nossos produtos. Com os nossos softwares, você vai ter muito mais sucesso em seu empreendimento!