Para que um supermercado alcance resultados mais satisfatórios, existe a necessidade de contar com um bom controle de entregas, além de ter boas estratégias de marketing, buscar soluções de tecnologia que aperfeiçoem o atendimento e se preocupar com a satisfação de seu público. Trata-se da gestão que o estabelecimento terá com o “delivery” de seu negócio, de modo que haja mais otimização de tempo e, consequentemente, melhorias dos resultados obtidos.

Elaboramos este material para que você confira algumas dicas práticas de como garantir um bom controle de entregas, contribuindo para aumentar a fidelização de clientes e garantir mais competitividade no mercado. Continue a leitura deste post para saber mais sobre o assunto!

1. Conte com um bom planejamento

O primeiro passo para garantir melhor controle de entregas no supermercado é contar com um bom planejamento e gerenciamento de estoque. Caso contrário, existem os riscos de o cliente solicitar uma compra online, por exemplo, e não receber pelo que pagou — essa pessoa, insatisfeita, pode postar depoimentos negativos nas redes sociais do negócio, prejudicando a imagem da empresa perante o público.

O primeiro passo é ter um controle sobre o inventário do negócio. Em um supermercado, existem dois contextos específicos: a falta do produto ou o excesso dele. Por essa razão, é preciso buscar equilíbrio, de modo que não prejudique o fluxo de vendas e não haja problemas com a perda de mercadorias — principalmente devido ao prazo de validade.

É preciso realizar o registro de entradas e saídas de produtos e manter um bom relacionamento com fornecedores, além de contar com a tecnologia como uma importante aliada desse processo, uma vez que ela possibilita:

  • redução de falhas humanas;
  • agilidade para os processos logísticos do supermercado;
  • elaboração de relatórios que tragam uma percepção sobre as vendas em determinado período;
  • controle e projeção de demandas.

2. Use indicadores de dados

Para realizar o controle de entregas do supermercado, é importante que a empresa utilize indicadores de dados para analisar alguns pontos específicos. Quando há o registro de todas as entregas feitas, por exemplo, facilmente é possível identificar em qual período do dia existem picos de solicitações por parte dos clientes. Dessa forma, há a oportunidade de fazer modificações no quadro de colaboradores, de modo que haja mais presença de entregadores durante esses horários.

O supermercado se beneficia, ainda, pelo fato de entender quais são os meses do ano em que as vendas aumentam. Certamente, existem aquelas datas comemorativas que qualquer gestor desse tipo de estabelecimento sabe que vai haver mais vendas do que o habitual (Natal e Ano Novo, por exemplo).

Esse entendimento traz ganhos não apenas para o controle de entregas, como também para as outras estratégias da empresa — o que permite destinar mais esforços de marketing se, em determinado período, as vendas não estiverem conforme o esperado.

3. Identifique o transporte adequado

Para a escolha do transporte adequado, alguns fatores devem ser considerados. Em grandes centros urbanos, o ideal é contar com as motocicletas, uma vez que os profissionais nesse tipo de veículo não gastam muito tempo no trânsito, principalmente em horários de pico.

Entenda qual é a realidade da sua cidade, quais são os tipos de veículos que mais otimizam a entrega e considere aqueles que rendem um melhor custo-benefício para o supermercado.

4. Faça um roteiro das entregas e monitore-as em tempo real

É importante que a empresa faça um roteiro das entregas assim que o pedido chegar ao supermercado. Hoje, existem aplicativos que calculam a rota mais rápida para o profissional entregador. Eles identificam, por exemplo, se o caminho mais curto realmente é o ideal para aquele momento — caso seja um período com muito trânsito no local, ele indicará outro que, apesar de ser mais longe na quilometragem, faria com que a entrega fosse mais rápida.

A empresa deve acompanhar as entregas em tempo real. Dessa forma, é possível analisar a performance de cada colaborador, tendo a oportunidade de reconhecer aqueles que efetuam um trabalho mais ágil — o que estimularia os colegas de equipe a alcançar esses mesmos méritos.

5. Treine a equipe

Promover o treinamento da equipe traz ganhos não apenas para o controle de entregas, como também para o aumento da satisfação dos membros do seu time. Além desses pontos, os treinamentos contribuem para os seguintes diferenciais:

  • melhora a produtividade dos colaboradores do seu negócio;
  • reduz a taxa de turnover (rotatividade de trabalhadores);
  • oferece melhor qualidade nos resultados, principalmente na satisfação dos clientes com o atendimento oferecido;
  • ajuda a estabelecer metas para os entregadores.

Para que o supermercado possa usufruir desses diferenciais, é importante saber, dos próprios colaboradores, quais são as suas necessidades de aprendizagem, além de aproveitar os conhecimentos dos membros do time. Conforme mencionamos, uma pessoa que é reconhecida pelo seu bom trabalho pode compartilhar suas estratégias e ações com o restante da equipe, o que gera ainda mais motivação.

6. Colete feedbacks dos clientes

Por fim, preocupe-se sempre em coletar feedbacks dos clientes. Essa é uma importante ferramenta para que o gestor tenha uma visão estratégica do controle de entregas, estudando constantes melhorias e entendendo quais são os pontos fortes do negócio, principalmente aqueles relacionados a essa logística.

Tenha, ainda, uma ferramenta para que o cliente consiga confirmar a entrega. Dessa forma, a gestão vai acompanhar de perto o tempo médio de duração, traçando planos de ação caso esteja acima do esperado.

Neste conteúdo, você conheceu um pouco mais algumas práticas que podem ser adotadas para o controle de entregas de um supermercado. Além disso, conferiu ganhos de estratégias simples de serem adotadas no seu negócio. Para usufruir de todos os diferenciais apresentados, o ideal é contar com um software de gestão para as entregas de compras, uma vez que contribuem melhorar a automatização desse processo e para ampliar o alcance do seu negócio na região.

Se você deseja entender um pouco mais sobre uma solução que oferece todos esses ganhos, conheça o CISS Poder e confira o módulo de entrega de mercadorias. Qualquer dúvida, conte com a gente!

Compartilhar