Pesquisar
Close this search box.

Como reduzir a inadimplência com o ERP CISSPoder

Identificar como reduzir a inadimplência é um desafio constante na vida de qualquer empresário. Para aumentar as vendas, uma das soluções é adotar diferentes formas de pagamento. Porém, quanto mais opções você oferece, maior a chance de devedores surgirem em sua carteira de clientes.

Segundo levantamento da Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil até maio de 2018 era de 61,4 milhões de pessoas. Em função disso, R$ 273,7 bilhões deixaram de circular no país.

O varejo concentra atualmente 12,7% dos endividados, o terceiro maior setor, atrás dos segmentos de Bancos e Cartões e Utilities (serviços públicos). Isso gera a necessidade de o empreendedor ficar sempre atento às soluções tecnológicas já disponíveis no mercado, pois assim as chances de minimizar o problema aumentam significativamente.

Com o módulo de gestão de cobranças CISSPoder, por exemplo, fica mais fácil identificar adversidades e definir qual é a melhor forma de fazer cobranças. Quer saber um pouco mais sobre como essa tecnologia pode te auxiliar? Então, continue a leitura!

Como reduzir a inadimplência com o CISSPoder?

Apesar de ser um direito de toda empresa efetuar cobranças, é muito importante que esse procedimento seja feito de forma correta. Do contrário, a empresa pode até mesmo distanciar o devedor.

Com o módulo gestão de cobranças do software ERP da CISS, o usuário pode registrar e acompanhar as negociações financeiras pendentes e administrar todas as tarefas feitas pelo time de cobradores.

Além disso, ao contar com a tecnologia na hora de efetuar as cobranças, seu varejo tende a melhorar os resultados financeiros e efetuar mais cobranças em menos tempo. Assim, você consegue identificar os principais motivos de inadimplência dos clientes, melhorando as estratégias e atuando antes que o fluxo de caixa seja prejudicado.

Quais são as vantagens?

Ao utilizar o CISSPoder, você conta com benefícios que podem ajudá-lo a fazer um maior controle dos clientes e acompanhar o prazo das compras e o status de cada dívida. Confira outras vantagens de adotar essa solução!

Automatize os planos de cobrança

Com o módulo do CISSPoder, é possível desenvolver um plano de cobrança mais íntimo e próximo do inadimplente, sem causar situações constrangedoras. Isso porque o sistema possibilita criar e-mails com datas pré-determinadas. Funciona assim:

  • programe um lembrete para quando a data de vencimento estiver se aproximando;
  • faça um comunicado após os primeiros dias de atraso, lembrando o cliente de fazer o pagamento;
  • envie um novo e-mail em 10 dias avisando da cobrança;
  • se o atraso permanecer, ofereça soluções de pagamento;
  • informe sobre os próximos passos, caso o pagamento não seja realizado.

Pelo software também é possível configurar e-mails para informar que o pagamento foi recebido e agradecendo o cliente. Ao conhecer todos os devedores e como cobrá-los, você consegue mantê-los por perto e tem uma convivência mais amigável.

Melhore o controle das cobranças

No CISSPoder existe uma função específica para o controle de cobrança, que informa quais são os clientes inadimplentes, quando eles devem ser contactados, entre outros detalhes. O software também dispara e-mails ou lembretes, de acordo com a configuração adotada.

Assim, o usuário do sistema consegue reduzir os custos, ser mais efetivo na cobrança e criar estratégias mais eficazes para diminuir a inadimplência. O gerente da área pode definir quais serão os clientes atendidos por cada profissional de cobrança, baseado na performance de cada analista.

Caso o cobrador feche um novo acordo com o devedor, é possível registrar esse prazo atualizado com os valores da parcelas e configurar o sistema para emitir novos alertas e lembretes para o cliente. Também é possível configurar para que o profissional receba notificações para entrar em contato, seja por e-mail ou telefonema.

Analise o histórico

Usar um software ERP para cadastrar os consumidores vai ajudar você a ter um histórico de compras, dos hábitos e de como andam os pagamentos dos seus clientes, ou seja, terá acesso a informações importantes.

Como a loja deve solicitar os dados dos novos compradores antes de liberar o crédito, o módulo permite que o usuário crie um histórico do cadastrado, que pode incluir profissão, renda e algum registro nos órgãos de proteção ao crédito.

Além desses dados, o módulo de gestão de cobrança pode registrar também um histórico de compras, os hábitos de consumo dos clientes e como cada cadastrado administra os pagamentos. Por outro lado, o usuário também pode acompanhar e analisar todas as ações feitas por um cobrador.

Automatização

Com os processos automatizados, todas as tarefas de negociação e cobrança ficam mais simples de serem realizadas. O módulo permite a emissão de Notas Fiscais, que vão regulamentar e oferecer mais segurança. Com esse documento registrado e o histórico de vendas, o gestor tem mais embasamento, caso decida realizar uma ação judicial.

Outra facilidade oferecida pelo sistema é a possibilidade do cliente fazer a antecipação das parcelas, uma medida que pode ajudar a aliviar o quadro de inadimplentes e melhorar o fluxo de caixa.

O CISSPoder ainda conta com o aplicativo Agente Cobrador, um auxiliar do módulo Gestão de Cobrança que permite executar várias tarefas ao mesmo tempo.

Estudo de desempenho

Se a sua loja conta com alguns profissionais de cobrança, é possível identificar quem tem a melhor performance, já que o próprio sistema faz o controle de produtividade de forma automática, com base no volume de registros recebidos.

Também é possível fazer o acompanhamento de um cobrador específico, identificando qual é o retorno da cobrança que determinado funcionário apresenta, se está atuando de forma efetiva e as falhas gerais ou individuais, afim de direcionar melhor os treinamentos da função.

Por mais que não pareça, a inadimplência pode ser uma grande aliada na hora de fidelizar os compradores. Mas só é possível criar essa ligação se você conhecer bem a sua base de clientes e até onde o varejo pode ir para criar boas condições de pagamentos sem prejudicar o financeiro.

Esse é um desafio que a cada dia vem se tornando mais fácil por meio da tecnologias como o CISSPoder, que consegue automatizar, gerar uma frequência de cobranças, fazer histórico, apontar possíveis inadimplentes e acompanhar os analistas e cobradores.

Se você se interessou e quer saber como reduzir a inadimplência com o CISSPoder e o seu módulo de Gestão de Cobrança, entre em contato conosco e conheça mais as vantagens e benefícios desse sistema!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: