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Como criar promoções no supermercado para vender mais?

As promoções no supermercado aumentam a competitividade da empresa e oferecem aos consumidores experiências positivas de compra. Com elas, o varejo consegue superar alguns desafios, como movimentar as mercadorias paradas, renovar o estoque, ampliar as vendas, fidelizar o público e captar novos clientes. Para os clientes, as promoções também oferecem vantagem, já que o poder de compra é ampliado.

Você sabe como realizar promoções no supermercado? Confira a seguir as melhores dicas para alavancar a negócio e garantir o retorno em curto e médio prazo!

Aplique a psicologia dos preços

O preço é um fator determinante na tomada de decisão do cliente. Além do seu aspecto econômico, ele está diretamente ligado às questões subjetivas. Por isso, a psicologia — principalmente, comportamental — logo percebeu que as quantias cobradas pelos produtos evocam emoções complexas e podem ser percebidas de diferentes formas.

Cada decisão de compra está condicionada ao seu contexto. Ou seja, ao humor do cliente, ao valor que ele atribui ao produto no momento em que considera a aquisição do item e à disponibilidade de opções no supermercado. Nesse cenário, a precificação deve possibilitar  a garantia do lucro sem prejudicar a satisfação do consumidor. Para isso, uma das estratégias de marketing mais utilizadas é a psicologia dos preços.

A percepção é peça-chave nessa estratégia. Vejamos: uma mercadoria precificada em R$ 39,90 causa impacto diverso daquela taxada a R$ 40,00. Isso porque geralmente o cérebro está menos atento aos centavos. A primeira tende a ser percebida como “trinta e poucos” reais, enquanto a segunda, como “quarenta e poucos” reais.

Além disso, ocorre o chamado “efeito do dígito esquerdo”. Grande parte das pessoas lê da esquerda para a direita. Logo, os produtos com o primeiro dígito menor são percebidos como mais baratos. Portanto, uma boa dica na hora de criar promoções no supermercado é optar pelos preços que incluem os centavos e dão maior impressão de desconto.

Use a internet

Desde o final da década de 1980, com a popularização da internet, as relações entre as pessoas e os padrões de consumo estão em constante transformação. A conectividade agora é um imperativo e, para garantir o sucesso das promoções no supermercado, você precisa ficar por dentro das novas tendências e usar a rede mundial de computadores a favor do empreendimento.

A internet tem diversos recursos que podem ser explorados para promover o supermercado e divulgar as ofertas. Contar com as tecnologias significa reduzir os custos com propagandas tradicionais e maximizar a circulação de informações, sobretudo a partir das redes sociais. Com elas, você poderá divulgar as promoções no supermercado, interagir com os clientes e criar campanhas.

Além dos panfletos digitalizados que podem ser enviados por e-mail, você pode recorrer ao marketing de oportunismo para criar correntes de divulgação dos produtos de modo espontâneo e gratuito. Entre as ideias mais interessantes estão a utilização de frases, hashtags, memes e check-in para atrair o consumidor e dar visibilidade às promoções.

Utilize o bônus dos fornecedores

As parcerias com os fornecedores podem trazer muitos benefícios ao supermercado. O uso dos bônus desperta mais interesse no cliente e, consequentemente, amplia as vendas. Basicamente, existem duas situações em que eles podem fazer parte das promoções e render bons frutos.

A primeira é quando a bonificação ocorre para promover uma marca nova no mercado ou é resultado de uma parceria sólida com o vendedor. Nesses casos, os produtos bonificados poderão ser usados como brindes para aumentar a venda de outro item, já que eles não têm custo para o supermercado. Você poderá oferecer gratuitamente, por exemplo, um produto Z sempre que o consumidor adquirir uma mercadoria Y.

Outra opção é presentear o comprador com um determinado produto sempre que ele adquirir X unidades iguais, de valor semelhante ou de itens acordados com o fornecedor (por exemplo, na compra de 4 refrigerantes da marca C, ganhe o 5º). Lembre-se de que, nessas situações, o cálculo do lucro e dos custos deve ser realizado com atenção para evitar prejuízos, já que o montante do desconto é dividido entre os produtos participantes da promoções.

Nesses dois tipos de bonificação pode ser necessário criar e disponibilizar um pequeno regulamento para os clientes. Com isso, é possível eliminar as dúvidas e reduzir possíveis imprevistos.

Confeccione bons cartazes

Cartazes bem elaborados direcionam os clientes e auxiliam na divulgação das promoções. Para garantir a eficiência do anúncio, é interessante que ele siga alguns padrões. Veja quais são as principais recomendações para confecção de cartazes:

  • disponibilize informações objetivas;
  • elimine possíveis ambiguidades na interpretação;
  • anuncie um produto por cartaz;
  • organize o conteúdo (fonte, posição das letras e números);
  • use o marketing sensorial e dê preferência às cores chamativas e relacionadas às sensações de felicidade, apetite, ânimo ou higiene, como amarelo, vermelho e azul.

Os locais onde os cartazes são instalados também são muito importantes. Além de próximos aos produtos, é interessante que eles estejam presentes nas regiões de maiores circulações de pessoas e nas proximidades da entrada do supermercado. Em alguns casos, considere usar faixas e sempre que possível disponibilize panfletos impressos com todas as ofertas.

Crie promoções semanais

Manter a regularidade das promoções fideliza o público e promove a marca do supermercado. Certamente, um comércio que sempre tem promoções será a primeira opção dos clientes. Para isso, verifique em quais dias o empreendimento recebe o maior número de visitas e quais são os produtos mais procurados nessas ocasiões.

Com essas informações, é possível realizar um mesmo tipo de promoção semanalmente, como “sexta da carne”, “sábado das bebidas”, “segunda básica” (arroz, feijão, óleo, açúcar etc.), “quarta do sacolão”, entre outros. Vale lembrar que existem outras possibilidades e que as promoções podem acontecer simultaneamente. Para definir qual é a melhor estratégia, fique atento à disponibilidade de produtos e aos preços praticados pelos concorrentes.

Como você pôde perceber, criar promoções no supermercado vai muito além de reduzir os preços de alguns itens. Para assegurar o sucesso da iniciativa, as vantagens oferecidas aos clientes devem considerar o público-alvo, estar adequadas ao planejamento estratégico e, claro, não comprometer o lucro da empresa.

Agora que você já sabe exatamente quais são as melhores formas de criar promoções no supermercado, que tal assinar a nossa Newsletter e ter acesso a muitos outros conteúdos?

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