Para entender o que é o cartão Private Label, o mais fácil é começar com a tradução do termo, que significa “marca própria”. Esse é o tipo de cartão que mostra a marca da empresa, que pode ser um supermercado, uma loja de departamentos ou outra empresa varejista, por exemplo.

A maioria das grandes redes já tem o seu próprio cartão e usa isso como forma de atrair clientes, reforçando a marca. Neste post você confere as informações que precisa para avaliar se essa é uma boa alternativa para o seu negócio. Continue a leitura!

Como funciona o cartão Private Label?

Para evitar qualquer confusão, saiba que o que caracteriza um cartão de marca própria é o vínculo do sistema de crédito com a sua empresa. O nome e logo do negócio são estampados no plástico e na arte da versão virtual, quando for o caso, e o produto fica ligado ao seu empreendimento.

Isso não significa, necessariamente, que o processamento dos pagamentos será feito pela sua empresa, nem que ele tenha que ser utilizado exclusivamente no seu comércio. Esse tipo de cartão costuma ser emitido pelas várias bandeiras de cartão de crédito, como Visa, MasterCard e Elo — para citar as principais.

A questão de uso exclusivo e da gestão financeira é uma decisão que depende da sua estratégia, e não de regras preestabelecidas. O fato é que esse tipo de produto é cada vez mais utilizado no varejo em razão da proximidade que gera com o cliente, independentemente de quem gerencia e financia o crédito.

Você deve se preocupar em garantir um serviço e um atendimento com o mesmo nível de qualidade que você se esforça para entregar, pois a maioria dos clientes não vai fazer distinção entre o atendimento da bandeira do cartão e o da sua loja.

Se ele precisar fazer contato para verificar algum detalhe sobre a fatura, por exemplo, e não for bem atendido, pode atribuir pontos negativos à sua empresa. Sendo assim, é fundamental fazer parceria com uma empresa séria e confiável.

Quais são as vantagens dessa solução?

Para avaliar se essa é uma boa alternativa para o seu empreendimento, é preciso garantir que ele esteja alinhado à sua estratégia — o que é fácil de verificar e ocorre na maioria dos casos. É preciso ter como objetivo o alcance dos benefícios relacionados abaixo. Avalie cada um deles.

Informação sobre o consumidor

A essência do marketing de relacionamento é levantar informações sobre os hábitos, os comportamentos, a satisfação, as necessidades, os desejos, as expectativas e a experiência do consumidor. Boa parte dos dados que você precisa são informados quando ele contrata o cartão. Por exemplo:

  • idade;
  • formação;
  • renda;
  • local de trabalho e de residência;
  • estado civil.

Se você tiver acesso a esses registros e puder combiná-los às informações relativas às compras efetuadas, vai saber, por exemplo, a idade média dos clientes que preferem determinado produto, o raio de distância da loja daqueles que compram com mais frequência e a faixa de renda dos que proporcionam mais lucros.

Relacionamento e fidelização

Com base em todas as informações que você pode levantar, fica mais fácil elaborar estratégias, promoções e ações que podem gerar resultados melhores, inclusive de relacionamento.

Essas informações são a base das boas relações e facilitam a fidelização, pois permitem o melhor atendimento e dados sólidos para incentivar o relacionamento contínuo, motivando compras recorrentes e o aumento do ticket médio.

Flexibilidade nas regras de crédito

Você já deve ter notado que a maioria das empresas que trabalha com cartão Private Label oferece condições exclusivas. Isso pode incluir prazos maiores de pagamento, um limite superior, descontos mais interessantes, atendimento VIP e outros benefícios para o cliente. Essa flexibilidade permite que você defina estratégias próprias, que vão além da oferta de cartões convencionais.

Uso promocional

Essa versatilidade também permite que você use o cartão para promover campanhas e a sua marca. Assim, ele é utilizado como uma ferramenta promocional. Você pode, por exemplo, criar promoções específicas e aplicáveis somente para clientes que tiverem o cartão da sua loja, entre outras.

Como adotar um cartão Private Label?

Você não vai ter grandes dificuldades em contratar uma bandeira de cartão que ofereça esse tipo de serviço. Basta fazer uma pesquisa e avaliar as condições oferecidas por cada uma, para negociar e escolher a que pode atender melhor as suas necessidades.

A adoção desse sistema, no entanto, não depende apenas de confeccionar e distribuir os cartões. Atente-se aos aspectos a seguir.

Escolha um parceiro confiável

O mercado de cartões de crédito já foi muito mais restrito, mas ainda é pouco competitivo, pois não temos um número muito expressivo de bandeiras à nossa disposição. Ainda assim, vale a pena conhecer as condições de cada uma delas antes de contratar o serviço.

Além dos aspectos contratuais e da negociação de taxas, considere o valor que o produto é capaz de entregar ao cliente, pois deixá-lo contente é um objetivo importante.

Elabore suas estratégias e defina objetivos

O sucesso desse tipo de iniciativa depende muito da forma como ela é executada. Detalhes como a forma de abordar o cliente para oferecer o produto precisam ser considerados, e a eficiência deve ser aprimorada.

Para evitar problemas, procure planejar a forma que você vai utilizar o cartão, buscando alinhar os detalhes às estratégias de marketing, de relacionamento e de fidelização de clientes.

Defina processos

Cada inovação que você incorpora à rotina da empresa gera novos processos a serem executados, automações possíveis e ferramentas diversas para escolher. No caso do cartão, é necessário oferecê-lo ao público e os clientes precisam ser cadastrados — o que deve ser feito com critério e com base em procedimentos definidos.

Treine a equipe

Para garantir que os processos funcionem como você planejou, é preciso que a equipe seja instruída sobre eles. Como toda nova iniciativa, a adoção do cartão também depende de capacitar a equipe para trabalhar com ele. Isso evita que os colaboradores precisem aprender com base na tentativa e no erro, evitando atritos com o cliente.

Existem vários detalhes que precisam ser conhecidos, especialmente as regras promocionais, o processo de aprovação de cadastro e outras questões burocráticas do cartão. Além disso, os atendentes precisam saber o que podem dizer e o que exige sigilo, pois existem restrições legais de proteção à privacidade dos consumidores.

Acompanhe os resultados

Por mais perfeitos que sejam o seu plano e a sua execução, é sempre possível aprimorar os processos, principalmente os que envolvem o atendimento aos clientes. Para estimular uma cultura de melhora contínua, você precisa acompanhar os resultados, identificar os gargalos e trabalhar para resolvê-los de acordo com a prioridade de cada um.

Ao tomar essas medidas, o seu cartão Private Label vai assumir um importante papel estratégico e melhorar a competitividade do seu negócio. Além disso, sua marca vai ser fortalecida, com a ideia de solidez que é atrelada a empresas que concedem crédito ao consumidor.

Agora que concluímos, compartilhe este post na sua rede social preferida. É uma excelente forma de estimular que as pessoas manifestem a opinião delas sobre o assunto e assim saber se seus clientes teriam interesse em ter um cartão exclusivo do seu supermercado.

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