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Como as redes sociais podem ajudar a atrair clientes para o seu PDV?

Atrair clientes para o ponto de venda (PDV) é um dos grandes desafios dos varejos. Para superar as adversidades e aumentar a saída dos produtos, as empresas precisam ser sensíveis às novas tendências e adotar estratégias compatíveis com a atualidade. Ou seja, é preciso ter em vista que os padrões de consumo mudaram substancialmente com a utilização da internet e das redes sociais.

Você sabe como usar as redes sociais para impulsionar as vendas? Quer saber o que fazer para atrair mais clientes para o seu PDV? Descubra neste artigo!

Porque usar as redes sociais para atrair clientes

De acordo com o relatório divulgado em 2018 pelas empresas Hootsuite e We are Social, aproximadamente 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. Ainda segundo o documento, cerca de 58% dos usuários procurou um serviço ou produto na internet. Esses números não podem ser negligenciados pelas empresas que desejam atrair clientes e aumentar as vendas, não é mesmo?

A tendência é que as redes sociais continuem crescendo e se consolidem ainda mais como as principais mídias de impacto. Nesse cenário, além de propiciar múltiplas interações entre os usuários, elas se tornaram grandes aliadas ao marketing e às vendas de um PDV.

Isso porque as empresas podem utilizar esses espaços virtuais para atrair a atenção dos internautas, ampliar o engajamento da marca, conquistar novos clientes, oferecer atendimento personalizado, fidelizar os seus shoppers e desenvolver novas formas de comunicação.

Como atrair clientes utilizando as redes sociais

Para usar as redes sociais a favor do estabelecimento e conseguir atrair clientes não basta criar uma conta no Facebook, YouTube, Twitter ou Instagram. É preciso ir muito além disso e elaborar um planejamento compatível com as necessidades da marca. Além disso, a empresa poderá contar com algumas práticas para alcançar os resultados desejados. Confira algumas dicas para aumentar o lucro no seu PDV!

Conheça o perfil do seu cliente

Oferecer o produto certo à pessoa certa é uma das melhores maneiras de aumentar o número de vendas e fidelizar os clientes. Para isso, é indispensável saber exatamente quem é o público alvo e como ele se comporta. Ter à disposição da empresa as principais informações do público-alvo possibilita o agrupamento e a segmentação dos clientes em diversas categorias. Dessa maneira, os produtos do seu varejo podem ser direcionados estrategicamente.

Conhecer o perfil dos consumidores também reduz o tempo gasto pelo empreendimento para responder o cliente, facilita a oferta de experiências positivas de compras, possibilita que a empresa tome decisões baseadas em dados e planeje estrategicamente suas ações.

Para isso, a empresa poderá criar personas, coletar dados por meio de questionários e monitorar a navegação dos clientes dentro das suas redes sociais. Considere recolher os seguintes dados:

  • idade;
  • sexo;
  • local de residência;
  • estado civil;
  • profissão;
  • renda;
  • produtos de interesse;
  • tipo de comunicação com a marca.

Crie um blog

Investir na criação de um blog para apresentar os produtos é essencial para levar a marca ao conhecimento do público. E não é só isso! Com os dados sobre o perfil dos clientes em mãos, a empresa poderá gerar e disponibilizar conteúdos relevantes para aproximar o público da marca e oferecer informações de qualidade aos visitantes do blog.

Para garantir o retorno desejado, as notícias, a linguagem e até o layout utilizados devem ser compatíveis com as personas. O ideal é contar com o auxílio de profissionais especializados em marketing de conteúdo, planejar adequadamente as pautas e explorar as ferramentas de compartilhamento (mídias sociais).

Faça um calendário editorial

Criar uma rotina nas redes sociais é essencial para garantir a proximidade com o usuário e oferecer as informações de que ele precisa na hora certa. Usar as redes sociais para atrair clientes requer planejamento. Por isso, além de estabelecer as frequências de acesso às redes sociais, a empresa precisa definir os dias e horários para realizar as publicações e delimitar um número padronizado de postagens em cada um dos canais de comunicação.

Utilize as técnicas de SEO

Aqueles que buscam uma informação ou produto na internet desejam uma resposta rápida e clara. Além disso, as respostas que procuram devem estar nas primeiras colocações dos sites de buscas. Para alcançar esses lugares, a empresa precisa se atentar às técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites).

Quando aplicadas corretamente nas mídias sociais, o blog da empresa será encontrado com facilidade pelos clientes. No caso das redes sociais, uma boa estratégia para ficar bem posicionado nas pesquisas é utilizar as palavras-chave e as hashtags.

Interaja com o público

Interagir com o público, mostrar ao usuário o valor da empresa e auxiliá-lo a encontrar as melhores soluções para os seus problemas. Ao responder aos consumidores, a marca aumenta suas chances de se tornar a primeira opção na hora da compra, atrai os clientes para o PDV e é mais bem avaliada nos meios digitais.

Vale lembrar uma interação eficiente é aquela que não se limita às respostas. Portanto, curtidas, comentários e compartilhamentos precisam ser incentivados. Dessa forma, a empresa também alcança novos usuários de modo orgânico.

Construa ações exclusivas

Uma das oportunidades oferecidas pelas redes sociais para atrair clientes para o PDV é a realização de ações exclusivas. Elas são capazes de fazer com que o cliente se desloque até o estabelecimento para, por exemplo, finalizar a compra.

Descontos personalizados, sorteios de brindes e promoções em datas comemorativas são algumas das maneiras de aumentar as visitas e, consequentemente, o volume de vendas. Quanto melhores forem as vantagens exclusivas, maiores serão as chances de sucesso.

No caso dos supermercados, por exemplo, são inúmeras as possibilidades. A grande variedade de produtos no PDV permite à empresa alcançar um público amplo e diversificado. Vale lembrar que o atendimento na loja física, assim como a interação nas redes sociais, deve ser adequado ao perfil do cliente e pautado na qualidade da relação.

Seguindo essas dicas, certamente a sua empresa vai atrair clientes para o PDV e aumentará significativamente as oportunidades de vendas. Utilizando as redes sociais como ferramenta de estímulo à compra e de interação com o cliente, torna-se possível atrair mais clientes e adequar à empresa à realidade digital.

Compartilhe esse artigo e ajude outras pessoas a descobrirem a importância das redes sociais para os clientes e empresas!

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