Pesquisar
Close this search box.

Adega de vinho para supermercado: como montar no seu estabelecimento?

O vinho é uma das preferências nacionais e responsável por tornar qualquer refeição mais especial. A procura por esse tipo de produto costuma ser bem grande, por isso, vale a pena contar com uma adega de vinho para supermercado.

Para atrair o consumidor, é fundamental que o lojista saiba valorizar os vinhos com a criação de um espaço exclusivo para a exposição desses produtos. É essencial que o local respeite as características dos vinhos e possa, além de ofertá-los ao público, conservar suas propriedades e mantê-los sempre saborosos.

Afinal, como fazer uma adega de vinhos funcional, bonita e interessante? A seguir, você verá a importância dessa estratégia e algumas dicas para torná-la uma realidade no seu negócio. Acompanhe!

O que é uma adega de vinhos?

A adega é um espaço situado normalmente no piso inferior das residências, com condições ideais para a conservação de produtos como os vinhos e os azeites.

Elas devem ser pensadas para evitar a contaminação dos produtos envasados — algo que pode acontecer por meio da incidência exagerada de luz, da mudança de temperatura e de outros fatores.

Qual é a importância da adega de vinhos para a conservação dos produtos?

As adegas são imprescindíveis para evitar a oxidação dos vinhos. Esse é um processo químico que acontece quando as moléculas sofrem alterações por conta dos fatores externos, se modificando e alterando o sabor e a aparência da bebida.

A boa notícia é que elas podem ser facilmente implementadas em um supermercado, fazendo com que as bebidas mantenham a sua qualidade e cheguem às taças de seus consumidores em perfeitas condições.

Como montar uma boa adega de vinho para supermercado?

Agora, veremos algumas dicas para que a sua adega seja um grande sucesso!

Defina o local ideal

A primeira dica diz respeito à escolha do local ideal para a implementação da adega. Como mencionamos aqui, normalmente esses espaços ficam no subterrâneo das casas, mas é perfeitamente possível fazer uma adega funcional no piso tradicional do seu estabelecimento.

A dica é optar por um local que não seja necessariamente escondido (afinal, a visualização é fundamental), mas que esteja fora do alcance da luz direta. Colocar pequenos toldos (que podem fazer parte da decoração) é outra dica para evitar alterações nas bebidas.

Atente-se às condições de armazenamento

O armazenamento dos vinhos deve ser feito considerando uma série de condições. Além da incidência da luz — lembrando que tanto lâmpadas artificiais quanto a luz solar são responsáveis por causar alterações nos vinhos —, a temperatura é outro ponto primordial.

As adegas devem ser climatizadas. Quando isso não for possível, é imprescindível que exista uma refrigeração constante no lugar, mas atenção: os vinhos não devem ser refrigerados. Utilize aparelhos de ar-condicionado e mantenha a temperatura entre 15º e 16º para armazenar as garrafas.

Posicione a adega próxima a outros itens importantes

A arte de apreciar um bom vinho não é solitária. A bebida acompanha muito bem uma refeição igualmente saborosa, que pode ampliar todo o seu potencial e tornar a experiência ainda mais agradável.

Que tal deixar a sua adega próxima a outros itens que podem ser interessantes para o momento de degustar um bom vinho? Invista no cross merchandising! Queijos, frios, embutidos, produtos gourmet, petiscos variados… Tudo isso pode fazer com que as vendas aumentem ainda mais no seu mercado!

Invista em uma boa variedade de sabores e marcas

Outra dica para ampliar as vendas é investir em variedade. O mix de produtos do seu supermercado também deve incluir os vinhos. Não se esqueça que pessoas diferentes terão preferências também distintas, incluindo o tipo de uva preferido.

Que tal trazer opções dos principais países com tradição vinícola e fazer com que seus clientes tenham a opção de comprar vinhos brancos e tintos para acompanhar as refeições? Não exagere, mas tente manter uma boa variedade de produtos.

Faça recomendações visuais

Uma boa ideia para a composição de uma adega de vinho para supermercado é fazer recomendações visuais aos seus clientes, ou seja, trazer informações sobre como eles podem consumir os vinhos.

Dicas de harmonização próxima aos principais vinhos, por exemplo, são ótimas não apenas para obter mais oportunidades de venda dos seus outros produtos, mas também para demonstrar o seu comprometimento com a experiência da clientela.

Invista em tecnologia

Que tal utilizar a tecnologia a seu favor? Além do uso de softwares para a gestão dos supermercados, é possível utilizar programas para melhorar a experiência do cliente e fazer com que eles aprendam mais sobre os vinhos. Essas ferramentas ajudam, por exemplo, na escolha da harmonização das bebidas com alimentos.

As adegas estão cada vez mais modernas e tecnológicas, mantendo as condições ideais para a conservação dos produtos. Se você puder fazer esse investimento, ótimo! Caso não seja possível no momento, não se preocupe: basta seguir as nossas dicas para obter sucesso!

O que não pode faltar na decoração da adega de vinho para supermercado?

A decoração das adegas também é um ponto que merece atenção. Afinal, é fundamental que o layout do supermercado seja pensado não apenas para ser funcional, mas que também seja bonito e agradável, aumentando a experiência do consumidor.

A decoração fica a critério da criatividade dos responsáveis. A utilização de uvas é uma boa pedida, mas você também pode ir além e prestar uma homenagem às nações mais tradicionais na vinicultura, por exemplo.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de manter um padrão na decoração e de não exagerar. Mantenha a adega com uma atmosfera intimista, mas clean, sem tirar o foco do consumidor do que realmente importa: os vinhos, é claro!

Agora que você já sabe a importância de fazer uma boa adega de vinho para supermercado e conhece as maneiras de tornar essa estratégia possível, não perca tempo! Comece a organizá-la o quanto antes e melhore a experiência dos clientes no seu estabelecimento.

Para ficar por dentro de todas as novidades e não perder nenhuma dica importante sobre a gestão de supermercados, curta a nossa página no Facebook! Por lá, você ficará por dentro de outros conteúdos como este!

Pesquise no blog da CISS
Pesquisar
Artigos recentes​
Inscreva-se

Quer receber dicas de gestão exclusivas gratuitamente?

Para saber mais sobre como a CISS coleta, utiliza, compartilha e protege seus dados pessoais, leia a Política de Privacidade da CISS.

Compartilhe:
Você poderá gostar também: